Pedagogia do cotidiano: reivindicações do currículo para a formação de professores

  • Rodrigo Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS)
  • Paulo Fochi Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo.

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Publicado
29-12-2017