Institucionalização dos censos educacionais a partir da cooperação interfederativa: contexto histórico

  • Carlos Eduardo Moreno Sampaio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Sandra Corrêa Mota Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: censos educacionais, cooperação interfederativa, história da educação brasileira, Inep

Resumo

Nos anos de 1930, numa perspectiva de modernização e reformas, com a criação da Diretoria de Informações, Estatística e Divulgação, no âmbito do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública (MES), inicia-se o desenvolvimento dos censos educacionais que evoluem até a consolidação da pesquisa por aluno, a partir de 2007, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os censos educacionais, por meio da cooperação interfederativa, institucionalizaram-se como pesquisa estatística, tornando-se indispensáveis para o diagnóstico do cenário da educação no Brasil, a exemplo da pesquisa Resposta educacional à pandemia de Covid-19, realizada em 2021, com o objetivo de identificar as ações adotadas pelas escolas para garantia do processo ensino-aprendizagem quando da suspensão das aulas presenciais. As estatísticas educacionais produzem diagnóstico e, sendo utilizadas por estudantes dos cursos na área de Educação e por gestores educacionais, podem resultar na sua apreensão como campo de estudo nessa área e fonte para formulação de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Moreno Sampaio, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Mestre em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (UnB), é doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e servidor de carreira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente exerce o cargo de diretor de Estatísticas Educacionais do Inep (Deed).

Sandra Corrêa Mota, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Mestranda em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é pesquisadoratecnologista em informações e avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente exerce o cargo de assessora técnica da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep (Deed).

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Publicado
30-05-2022
Seção
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