Do supletivo à aprendizagem e educação de adultos em 40 anos

  • Timothy D. Ireland Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Palavras-chave: avaliação, educação de jovens e adultos, política da educação

Resumo

A atual crise civilizatória tem suscitado uma série de acontecimentos – agendas, conferências, comissões, relatórios – que buscam saídas para a emergência em que a humanidade e o planeta se encontram. Todas as agendas apontam a educação, na perspectiva da aprendizagem e educação ao longo da vida, como uma peça fundamental para superar os desafios que a própria humanidade criou. Considerando o contexto internacional contemporâneo e os artigos publicados na revista Em Aberto, analisa-se como o conceito da educação de adultos vem evoluindo nos últimos 40 anos. A hipótese proposta é que, ao longo desse período, a educação de jovens e adultos tem sido tratada majoritariamente como escolarização tardia/educação compensatória ou como um processo de formação/adaptação contínua de “recursos humanos” competentes para o mercado de trabalho. O enfrentamento da crise requer uma mudança de paradigma; consequentemente, a nova narrativa da educação de adultos deverá orientar-se por uma ecopedagogia que reestabeleça um equilíbrio entre seres humanos e natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Timothy D. Ireland, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação pela Universidade de Manchester, Inglaterra, em 1988, é professor titular dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, coordena a Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ARROYO, M. G. O direito a tempos-espaços de um justo viver. In: MOLL, J. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

BRANDÃO, C. R. Da educação fundamental ao fundamental da educação. Cadernos do Cedes, São Paulo, 1 (1): 5-33, 1980.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Seção 1, p. 6377.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2003. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). Documento nacional preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (VI Confintea). Brasília: MEC; Goiânia: FUNAPE/UFG, 2009.

CHOMSKY, N. Um ano após ataque ao Capitólio, o golpe continua em curso. [Entrevista concedida a] C. J. Polychroniou. Carta Maior, São Paulo, 6 jan. 2022. Tradução de César Locatelli. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Noam-Chomsky-um-ano-apos-ataque-ao-Capitolio-o-golpecontinua-em-curso/4/52427. Acesso em: 18 mar. 2022.

COMMON WORLDS RESEARCH COLLECTIVE. Learning to become with the world: education for future survival – background paper for the futures of education initiative: 2020. Paris: Unesco, 2020. Available in: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374032. Access in: 18 Mar. 2022.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS (VI Confintea) ver BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secad, 2009.

COSTA, V. E. J.; IRELAND, T. D. Educação supletiva e educação popular: expressões de práticas em educação de adultos. Em Aberto, Brasília, v. 2, n. 16, p. 13-16, jun. 1983. Seção Pontos de Vista. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3698/3435. Acesso em: 18 mar. 2022.

DI PIERRO, M. C. Educação de jovens e adultos no Brasil: questões face às políticas públicas recentes. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 56, p. 22-30, out./dez. 1992. Seção Pontos de Vista. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2168. Acesso em: 18 mar. 2022.

DI PIERRO, M. C. O impacto da inclusão da educação de jovens e adultos no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica: um estudo em municípios paulistas. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 93, p. 119-130, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2524. Acesso em: 18 mar. 2022.

FÁVERO, O. A universidade e o ensino supletivo. Em Aberto, Brasília, v. 2, n. 16, p. 17-23, jun. 1983. Seção Pontos de Vista. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3699. Acesso em: 18 mar. 2022.

FISCHER, N. B. Uma política de educação pública popular de jovens e adultos. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 56, p. 68-73, out./dez. 1992. Seção Pontos de Vista. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2172. Acesso em: 18 mar. 2022.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

HADDAD, S. Educação de adultos: um início de conversa sobre a nova lei da educação. Em Aberto, Brasília, v. 7, n. 38, p. 39-43, abr./jun. 1988. Seção Pontos de Vista. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2024. Acesso em: 18 mar. 2022.

HADDAD, S. Tendências atuais na educação de jovens e adultos. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 56, p. 3-12, out./dez. 1992. Seção Enfoque. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2166. Acesso em: 18 mar. 2022.

HARARI, Y. N. Homo Deus: a brief history of tomorrow. London: Vintage, 2016.

HERNÁNDEZ FLORES, G.; LETELIER GÁLVEZ, M. E.; MENDONZA ORTEGA, S. E. La situación de la educación con personas jóvenes y adultas en América Latina y el Caribe en contexto de pandemia: panorama descriptivo analítico. São Paulo: Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación, 2021. 120 p. Disponible en: https://redclade.org/wp-content/uploads/20211117_epja_completo_5.pdf. Acceso en: 18 mar. 2022.

IRELAND, T. D. Educação ao longo da vida: aprendendo a viver melhor. Sisyphus: Journal of Education, Lisboa, v. 7, issue 2, p. 48-64, jun. 2019. Available in: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/17604. Access in: 18 Mar. 2022.

IRELAND, T. D. Vinte anos de Educação para Todos (1990-2009): um balanço da educação de jovens e adultos no cenário internacional. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 43-57, nov. 2009. Seção Pontos de Vista. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2447/2185. Acesso em: 18 mar. 2022.

JARVIS, P. (Ed.). Twentieth century thinkers in adult education. London: Routledge, 1991.

LIMA, L. C. Educação permanente e de jovens e adultos: crise e transformação. São Paulo: Intermeios, 2020.

MACHADO, M. M. A educação de jovens e adultos no Brasil pós-Lei 9.394/96: a possibilidade de constituir-se como política pública. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 17-39, nov. 2009. Seção Enfoque. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2446/2184. Acesso em: 18 mar. 2022.

MENDES, P. Educação de adultos: idealismo e realidade. Em Aberto, Brasília, v. 2, n. 16, p. 1-11, jun. 1983. Seção Enfoque. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3697/3433. Acesso em: 18 mar. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração do Milênio. NovaIorque: ONU, 2000. Aprovada na Cimeira do Milénio, realizada de 6 a 8 de setembro de 2000. Disponível em: https://www.oas.org/dil/port/2000%20Declaração%20do%20Milenio.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, DF: ONU, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/ptbr/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 18 mar. 2022.

PAIVA, J. A construção coletiva da política de educação de jovens e adultos no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 59-71, nov. 2009. Seção Pontos de Vista. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2448/2186. Acesso em: 18 mar. 2022.

SHIELD, C. Pandemia revela destruição da vida selvagem e ecossistemas. D.W.: made for minds, [online], 14 abr. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/ptbr/pandemia-revela-destruição-da-vida-selvagem-e-ecossistemas/a-53122429. Acesso em: 18 mar. 2022.

SOUZA, J. F. Perspectivas da educação popular na década de 90. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 56, p. 31-42, out./dez. 1992. Seção Pontos de Vista. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2169/1908. Acesso em: 18 mar. 2022.

SPRINGER, S. The discourse of neoliberalism: an anatomy of a powerful idea. London: Littlefield International, 2016.

STANISTREET, P. Reasons to be hopeful: learning and becoming in a time of crisis. International Review of Education, [online], v. 67, p. 427-433, 2021.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (Unesco). Recommendation against discrimination in education. In: GENERAL CONFERENCE, 11., 1960. Paris. Records: resolutions. Paris: Unesco, 1961. p. 123-124. Available in: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000114583. Access in: 19 mar. 2022.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (Unesco). Recomendação sobre Aprendizagem e Educação de Adultos. Brasília: Unesco, 2017. Available in: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245179_por. Access in: 18 mar. 2022.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (Unesco). Education in a post-COVID world: nine ideas for public action. International Commission on the Futures of Education. Paris: Unesco, 2020.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (Unesco). Learning to become with the world: Education for future survival. Paris: Unesco, 2020. Common Worlds Research Collective. Available in: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374923; https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374032. Access in: 18 mar. 2022.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (Unesco). On-line International Seminar on the Evolving Right to Education: 7 e 8 de dezembro de 2021. Paris: Unesco, 2021a. Concept note. Available in: https://en.unesco.org/sites/default/files/evolving-right-to-education-seminar-cn-en.pdf. Access in: 18 mar. 2022.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (Unesco). Reimagining our Futures together: a new social contract for education. Paris: Unesco, 2021b. Available in: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707.locale=en. Access in: 19 mar. 2022.

WARDE, M. J. As políticas das organizações internacionais para a educação. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 56, p. 13-21, out./dez. 1992. Seção Pontos de Vista. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2167/1906. Acesso em: 18 mar. 2022.

Publicado
30-05-2022
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?