Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio

  • Adriana Richit Universidade Federal da Fronteira Sul. Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • João Pedro da Ponte Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. Lisboa, Portugal. 
  • Mauri Luís Tomkelski Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil. 
Palavras-chave: estudo de aula, formação de professores, ensino de matemática.

Resumo

Apresenta um estudo de aula com um grupo de professores de matemática do ensino médio, de escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo identificar desafios e adaptações desse processo formativo e de suas potencialidades para promover o desenvolvimento profissional do professor. A análise qualitativa e interpretativa baseou-se nas notas de campo produzidas no decorrer do estudo de aula. Os participantes sentiram que este constitui um processo formativo muito diferente do que estavam habituados. Quanto aos desafios, os resultados evidenciam que a realização do estudo de aula promoveu nos participantes a modificação da prática profissional em aspectos como o planejamento de aula, o trabalho coletivo e a negociação das decisões e atividades. Foram necessárias algumas adaptações na dinâmica usual de desenvolvimento do estudo de aula, sobretudo nas etapas de planejamento e concretização da aula de investigação, pela implementação da docência compartilhada, que oportunizou um nível elevado de colaboração entre formadores e professores. A experiência aponta a possibilidade de favorecer o desenvolvimento profissional docente por lhes promover aprendizagens profissionais e os encorajar a experimentar uma prática profissional diferente durante a aula de investigação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul. Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Rio Claro, São Paulo, Brasil.

João Pedro da Ponte, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. Lisboa, Portugal. 

Doutor em Educação pela University of Georgia. Athens, GA, Estados Unidos.

Mauri Luís Tomkelski, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Doutorando em Didática das Ciências no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Publicado
17-04-2019
Como Citar
RICHIT, A.; DA PONTE, J. P.; LUÍS TOMKELSKI, M. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, 17 abr. 2019.
Seção
Estudos