O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses

  • Jefrei Almeida Rocha Faculdade Ateneu (Fate). Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • José de Sousa Breves Filho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Marcos José Negreiros Gomes Universidade Estadual do Ceará (Uece). Fortaleza, Ceará, Brasil.
Palavras-chave: ambiente virtual de aprendizagem (AVA), ensino de leitura, sequências didáticas.

Resumo

O artigo relata não apenas a construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), voltado para o desenvolvimento e ensino da leitura em escolas públicas do estado do Ceará, mas também a construção de uma proposta metodológica própria e a sua utilização em três escolas públicas estaduais por professores e alunos. Inicialmente, idealizou-se a organização dos conteúdos numa proposta de sequência didática. No segundo momento, criou-se um AVA, estruturado de acordo com as necessidades da proposta idealizada. Por fim, fez-se uso do ambiente em três escolas da rede pública do estado do Ceará. Após esse período, os sujeitos da pesquisa preencheram um questionário avaliativo, a respeito de aspectos pertinentes ao ambiente e à proposta metodológica. Concluída a análise das respostas, constatou-se uma significativa contribuição do ambiente e da proposta metodológica para o desenvolvimento do ensino da leitura nas escolas.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefrei Almeida Rocha, Faculdade Ateneu (Fate). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

José de Sousa Breves Filho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Marcos José Negreiros Gomes, Universidade Estadual do Ceará (Uece). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
21-08-2017
Como Citar
ALMEIDA ROCHA, J.; DE SOUSA BREVES FILHO, J.; NEGREIROS GOMES, M. J. O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Seção
Estudos