A mediação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem) na Gerência Regional de Educação (Gered)

Palavras-chave: Pnem, orientador de estudo, formação continuada do professor.

Resumo

Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa sobre a formação continuada de professores ofertada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem). Investiga as percepções dos orientadores de estudo sobre a formação realizada em 2014 e 2015, com professores do ensino médio. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas, com 12 orientadores de estudo que mediaram a formação aos docentes de 10 escolas da Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, Santa Catarina. A análise dos dados aborda a formação dos orientadores, a mobilização dos docentes para participarem do Pnem, a interrupção do programa, as dificuldades enfrentadas e as mudanças observadas. Os resultados indicaram que os orientadores reconheceram a significância do Pnem para a formação docente, pois o programa mudou o cotidiano escolar e contribuiu para o reconhecimento do estudante como sujeito no processo de ensino-aprendizagem.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Zardo Morescho, Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda em Educação, com auxílio bolsa PROSUC/CAPES, Modalidade II, na Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Nadir Castilho Delizocoiv, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
12-08-2019
Como Citar
MARIA ZARDO MORESCHO, S.; CASTILHO DELIZOCOIV, N. A mediação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem) na Gerência Regional de Educação (Gered). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 255, 12 ago. 2019.
Seção
Estudos