Educação ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA

Palavras-chave: consumo de recursos naturais, desperdício, educação ambiental.

Resumo

As questões ambientais têm sido amplamente discutidas na atualidade, em virtude das mudanças no crescimento populacional, que acarretaram desequilíbrio ecológico, deterioração dos ecossistemas e escassez de recursos naturais. Nesse contexto, surge a necessidade da conscientização dos cidadãos por meio da educação ambiental. O objetivo deste estudo foi avaliar o destino de resíduos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá, estado do Pará. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º e do 5º ano de uma escola da rede municipal de ensino, mediante estudo quali-quantitativo com utilização de questionário. Identificou-se que existem disparidades nas respostas entre os alunos de 4º e 5º ano. Contudo, os dados apresentados demonstram uma realidade comum vivenciada na Amazônia. São observadas dificuldades principalmente quanto ao manejo dos resíduos, à falta de tratamento de esgoto e ao aumento do consumo de alimentos industrializados nas comunidades. Com as atividades de educação ambiental, procurou-se conscientizar sobre o desperdício de alimentos e água, a destinação final dos resíduos e a importância de hábitos saudáveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Cristina Caldas Almeida, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Cezário Ferreira dos Santos Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Aline Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Unifacvest, Lages, Santa Catarina, Brasil.

Mariane Souza Melo de Liz, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
12-08-2019
Como Citar
CRISTINA CALDAS ALMEIDA, N.; FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR, C.; NUNES, A.; SOUZA MELO DE LIZ, M. Educação ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 255, 12 ago. 2019.
Seção
Estudos