Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: abordagem de San Luís, Santiago de Cuba

Palavras-chave: educação ambiental, interdisciplinaridade, processo de ensino-aprendizagem.

Resumo

Este  trabalho  propõe  tarefas  integradoras  com  abordagem  interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental para  o  desenvolvimento  sustentável.  As  tarefas  se  baseiam  em  fundamentos teóricos e práticos, bem como na análise de diferentes literaturas sobre o assunto. Um diagnóstico é aplicado para revelar as insuficiências na saída dessa linha metodológica, que constitui prioridade no trabalho metodológico e  na  formação  integral  dos  profissionais.  São  projetados  exercícios  de  integração para avaliar o nível de generalização e integração de saberes na  resolução  de  tarefas-problema,  com  saídas  em  diferentes  disciplinas.  Por  fim,  são  apresentados  resultados  positivos  no  desenvolvimento  de  habilidades investigativas, além de um maior vínculo dos estudantes com a comunidade e com as unidades de ensino.

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Biografia do Autor

Marcia Aparecida Silva Pimentel, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Marco Antonio Lopes San Jose, Universidad de Oriente (UO-Cuba). Santiago, Cuba.

Mestre em Biologia pela Universidad de Oriente (UO-Cuba). Santiago, Cuba.

Sandy Guillen Cerpa, Universidad de Oriente (UO-Cuba). Santiago, Cuba.

Mestre em Química pela Universidad de Oriente (UO-Cuba). Santiago, Cuba.

Publicado
12-08-2019
Como Citar
SILVA PIMENTEL, M. A.; LOPES SAN JOSE, M. A.; GUILLEN CERPA, S. Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: abordagem de San Luís, Santiago de Cuba . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 255, 12 ago. 2019.
Seção
Relatos de Experiência