Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire

Palavras-chave: meios de comunicação e educação, pedagogia da autonomia, psicologia do desenvolvimento.

Resumo

O artigo trata das teorias e práticas pedagógicas de dois grandes educadores do século passado – Janusz Korczak e Paulo Freire. O primeiro foi um educador judeu-polonês que viveu boa parte da sua vida em Varsóvia, onde implementou suas ideias sobre educação infantil, que apresentaremos com base no Maly Przeglad (Little Review) – um jornal fundado em 1926 e extinto em setembro de 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O segundo foi um educador brasileiro que se tornou conhecido por abordar as questões da leitura e escrita de trabalhadores adultos. Se Korczak trabalhou com crianças e Freire com adultos, nada os distancia, mas os aproxima pelofato de tratarem do acesso à educação para os oprimidos da sociedade. No artigo, desenvolvo uma análise, baseada no Little Review, para compreender o perfil social e econômico de leitores infantis, o papel dos professores, e, finalmente, os conceitos educacionais que permearam os dois educadores. Para concluir, apresento algumas ideias sobre mídias sociais organizadas através da leitura e da escrita capazes de elevar a consciência social daqueles menos favorecidos socialmente.

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Biografia do Autor

Alcione Nawroski, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
NAWROSKI, A. Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 256, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos