“Eu achei que lá seria tudo diferente”: representações do Brasil e do exterior entre bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras da Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave: ciências agrárias, Ciência sem Fronteiras, programa bolsa de extensão, representação social.

Resumo

O Programa Ciência sem Fronteiras ficou conhecido mundialmente por proporcionar aos estudantes brasileiros bolsas de mobilidade acadêmica internacional em diversos países, possibilitando um contato direto com culturas e costumes diferentes. Este artigo analisou as representações que os bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras, vinculados ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa – Minas Gerais (MG), constroem sobre a experiência no exterior e o futuro do Brasil. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e documental e de questionários on-line. Os resultados demonstram que os participantes esperavam encontrar no exterior maior qualidade de vida e segurança e melhor infraestrutura em relação tanto às cidades quanto às instituições de ensino. Constatou-se que algumas expectativas sobre o exterior foram confirmadas, ocorrendo situações no intercâmbio que fizeram os estudantes reavaliarem o atual cenário brasileiro. Porém, apesar de todos os problemas, alguns deles encontrados também em outros países, o Brasil ainda é representado como um país promissor, com capacidade de promover o desenvolvimento econômico e social, ainda que projetado no futuro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Lourenço Moura, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Extensão Rural pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Sheila Maria Doula, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
LOURENÇO MOURA, M.; DOULA, S. M. “Eu achei que lá seria tudo diferente”: representações do Brasil e do exterior entre bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras da Universidade Federal de Viçosa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 256, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos