Representações sociais de graduandos em Educação Física sobre meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza

Palavras-chave: educação física; esportes de aventura; meio ambiente e educação.

Resumo

O conhecimento compartilhado entre os sujeitos de um mesmo grupo social quanto a um dado objeto indica muito sobre seus valores, suas atitudes e seu comportamento. Assim, este artigo objetivou identificar e analisar as representações sociais que estudantes de bacharelado em Educação Física possuem sobre o meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza. Participaram do estudo 34 acadêmicos, de ambos os sexos, que responderam ao teste de associação livre de palavras. Os resultados indicaram que as representações sociais sobre o meio ambiente estão associadas a elementos naturalísticos, já sobre a relação homem, esporte e natureza, à área de atuação dos alunos e a práticas esportivas regionais. Consideram-se necessárias intervenções pedagógicas que tematizem o meio ambiente, bem como a relação homem, esporte e natureza.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

 Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Anna Carolina Carvalho de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Especialista em Saberes e `Práticas na Educação Básica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

 Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (UGF). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
28-04-2021
Seção
Estudos