Os três componentes executivos básicos e o desempenho matemático escolar

Palavras-chave: funções executivas, desempenho em matemática, memória.

Resumo

As Funções Executivas (FE) são importantes preditoras do desempenho acadêmico. Quanto à composição das FE, o modelo da tríade executiva – Memória de Trabalho (MT), Controle Inibitório (CI) e Flexibilidade Cognitiva (FC) – é um dos mais explorados na atualidade. Considerando esse modelo e sua relação com o desempenho matemático escolar, pode-se afirmar a inexistência de dados empíricos que permitam inferir qual componente apresenta maior valor preditivo sobre esse desempenho. Portanto, objetivou-se com o presente estudo quantitativo verificar quais componentes executivos mais se associam ao desempenho matemático e qual é a magnitude dessa relação. Avaliaram-se 110 participantes com idades entre 8 e 12 anos, de escolas públicas e privadas, a partir dos instrumentos Mini-Exame do Estado Mental (Meem), Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas (Coruja Promat), Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (Neupsilin-INF), Five Digit Test (FDT) e questionário sociodemográfico. Os resultados das análises estatísticas de correlação e regressão empreendidas revelaram relações significativas entre os três componentes e o desempenho em matemática, com forte predominância da MT, seguida da FC e do CI.

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Biografia do Autor

Alanny Nunes de Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela University of Oxford. Oxford, Reino Unido. 

Monilly Ramos Araujo Melo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado
31-12-2020
Seção
Estudos