Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro

Palavras-chave: ensino médio, juventude, transição para a vida adulta.

Resumo

Para contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elodia Honse Lebourg, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Luciano Campos da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

 Doutor em Educação pela  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Publicado
28-04-2021
Como Citar
HONSE LEBOURG, E.; MARIA DA EXALTAÇÃO COUTRIM, R.; CAMPOS DA SILVA, L. Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, 28 abr. 2021.
Seção
Estudos