Projetos de letramento e suas contribuições para a ampliação dos conhecimentos locais e globais sobre a diversidade cultural brasileira

Palavras-chave: letramentos locais e globais, Pibid;, projeto de letramento.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar um projeto de letramento voltado à ampliação do conhecimento relacionado à diversidade cultural brasileira, no que se refere a aspectos como alimentação, costumes, vestimentas, tradições, danças e estilos musicais. Tal projeto foi desenvolvido em uma escola pública situada na região do Vale do Itajaí (Santa Catarina), em parceria com o subprojeto “Letras-Português” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Visando ao desenvolvimento de práticas de letramento relacionadas ao contexto social, o trabalho foi realizado com base em um levantamento de necessidades, no qual foram utilizadas as seguintes estratégias: observações participantes, questionário com perguntas abertas e fechadas e uma proposta de produção de texto inicial. A partir dessas informações, foi realizado um projeto de letramento, que foi avaliado de forma processual. As informações e as análises realizadas ao longo do processo foram registradas por meio de diário de campo reflexivo e examinadas com base na perspectiva dos (Novos) Estudos do Letramento (New Literacy Studies). A análise dos resultados das atividades realizadas apontou que essas contribuíram para a ampliação das práticas de letramento relacionadas à cultura brasileira em nível local e global.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Regiane Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
13-08-2021
Como Citar
GESSER, A. R. Projetos de letramento e suas contribuições para a ampliação dos conhecimentos locais e globais sobre a diversidade cultural brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 261, 13 ago. 2021.
Seção
Relatos de Experiência