Reflexões sobre o nível de conhecimentos específicos dos estudantes de licenciatura em Educação Fisica no Enade 2014

Palavras-chave: avaliação de desempenho discente, Educação Física, relatório de pesquisa.

Resumo

Este artigo retoma achados publicados no Relatório de Área: Educação Física (licenciatura) do Enade de 2014, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e discute a qualidade da formação, com foco nos resultados do desempenho dos alunos nos itens do componente específico. O texto foi estruturado em três eixos: o primeiro diz respeito à contextualização da formação docente na perspectiva das diretrizes curriculares que a norteiam. Este favorece as análises das questões objetivas no segundo eixo e das questões discursivas no terceiro. Os resultados indicaram que, de forma geral, os estudantes apresentaram baixo desempenho no componente de formação específica,  sobretudo nas questões discursivas, o que foi semelhante nas cinco grandes regiões brasileiras. Tais resultados suscitam inquietações sobre o valor dessa formação inicial e a atuação do profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Piracicaba, São Paulo, Brasil.

Márcia Zendron de Campos, Universidade Paulista (Unip). São Paulo, São Paulo, Brasil.

 Doutora em Currículo e Formação de Professor pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Denilson Castro Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Breno Guilherme de Araujo Tinoco Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

 Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Vila Real, Portugal.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
LUIZ DA COSTA BARROS, J.; ZENDRON DE CAMPOS, M.; CASTRO TEIXEIRA, D.; DE ARAUJO TINOCO CABRAL, B. G. Reflexões sobre o nível de conhecimentos específicos dos estudantes de licenciatura em Educação Fisica no Enade 2014. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos