Entre pesquisa e docência: notas sobre o projeto formativo stricto sensu em Educação Física

Palavras-chave: educação física, formação de professores, pósgraduação stricto sensu.

Resumo

A qualificação docente e a formação de pesquisadores constituem as principais finalidades da formação no domínio stricto sensu no Brasil. O artigo resultante de pesquisa empírica teve por objetivo investigar o projeto de formação da pós-graduação stricto sensu em Educação Física. Foi realizada uma análise documental e o laboratório empírico que deu suporte à pesquisa foi constituído pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (PPGEDF) e pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina (PEF/UEM-UEL). Dessa forma, foram verificados os regulamentos internos disponíveis em seus sítios virtuais e as propostas dos programas. A sociologia figuracional de Norbert Elias foi mobilizada para leitura, interpretação e análise dos dados. Foram evidenciados dois projetos pautando a lógica formativa da pós-graduação em Educação Física, um que situa a pesquisa como elemento valorativo, outro que prestigia a docência. Concluiu-se que uma perspectiva de conciliação das duas lógicas pode favorecer o processo formativo no domínio stricto sensu nessa área.

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Biografia do Autor

Fabiane Castilho Teixeira, Centro Universitário de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Juliano de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

 Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Caroline Broch, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil. 

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
CASTILHO TEIXEIRA, F.; DE SOUZA, J.; BROCH, C.; PARRA BARBOSA-RINALDI, I. Entre pesquisa e docência: notas sobre o projeto formativo stricto sensu em Educação Física. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos