A serviço da Medicina: origem da disciplina de Química no Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra (1771)

Palavras-chave: ensino superior, história da educação, química.

Resumo

O estudo objetiva contribuir para a discussão sobre a origem da disciplina de Química e a sua institucionalização no campo educacional. A metodologia está embasada em pesquisa documental. O procedimento analítico foi realizado por meio de análise de conteúdo do Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra e parametrizado por referencial que trata da história das disciplinas escolares. As análises produziram as categorias finais ensino da Química e conteúdos da Química, compostas por termos que, tanto em sua definição como pelos conteúdos de ensino que foram gerados ao longo da história, expressam características que vinculam a utilização da Química aos estudos da Medicina. Os resultados mostram que os conteúdos referentes à Química identificados no Compêndio apresentam um caráter seminal, manifestando aspectos da gênese e da implementação da Química como disciplina escolar. Concluímos que na origem da disciplina se encontra sua importância para os estudos superiores de Medicina, o que revela uma das finalidades que presidiram sua institucionalização no campo educacional.

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Biografia do Autor

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Renato da Silva Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

 Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
VALDIR DOS SANTOS, A.; DA SILVA CUSTÓDIO, R. A serviço da Medicina: origem da disciplina de Química no Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra (1771). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos