Prática educativa crítico-reflexiva em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: um relato de experiência

Palavras-chave: aprendizagem significativa; esquema conceitual; gestão ambiental.

Resumo

Este relato de experiência visa descrever a aplicação de uma prática educativa embasada em Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) e na utilização de mapas conceituais, criados com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. As MAA colocam o aluno em uma posição protagonista no processo de ensino-aprendizagem, em que é levado a pensar, criticar, projetar, ensinar, resolver problemas e concluir objetivos. A prática foi aplicada junto à disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social ligada ao currículo do curso profissionalizante em Processos Minero-Químicos, ofertado pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Aguinaldo de Campos Netto. O objetivo principal foi desenvolver nos alunos uma perspectiva crítico-reflexiva sobre os impactos das atividades de mineração no município de Catalão (Goiás) e mensurar se houve desenvolvimento de aprendizagem significativa. A metodologia empregada neste estudo é de abordagem qualitativa e natureza aplicada; quanto aos objetivos, é considerada uma pesquisa descritiva no formato de estudo de caso. As principais atividades da prática foram o preparo e a apresentação de um seminário, além do desenvolvimento de mapas conceituais acerca do conteúdo trabalhado. Analisando os resultados obtidos e os mapas conceituais produzidos pelos alunos, foram encontradas evidências de que a prática educativa gerou aprendizagem significativa nos educandos, reforçando o potencial de uso das MAA em cursos profissionalizantes.

 

 

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Biografia do Autor

Jainer Diogo Vieira Matos, Universidade Federal de Catalão (UFCat). Catalão, Goiás, Brasil.

 Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Goiano). Morrinhos, Goiás, Brasil.

Matias Noll, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Ceres, Goiás, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil. 

Cinthia Maria Felicio , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Morrinhos, Goiás, Brasil.

Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Júlio César Ferreira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Urutaí, Goiás, Brasil.

Doutor em Processamento de Imagens pela Escola de Doutorado MathSTIC /Universidade de Rennes 1 (UR1). Rennes, Bretanha, França.

Publicado
13-08-2021
Seção
Relatos de Experiência