Enriquecimento para um aluno com altas habilidades/superdotação na educação infantil

Palavras-chave: aluno superdotado, atendimento individual, educação infantil.

Resumo

Os alunos com altas habilidades/superdotação apresentam um potencial elevado em uma ou mais áreas da capacidade humana. Eles fazem parte do público contemplado pela educação especial e exigem envolvimento do professor para atender às suas necessidades e explorar seus talentos, a partir de seus interesses. O objetivo deste relato é apresentar o Plano de Ensino Individualizado de Enriquecimento a uma criança identificada com altas habilidades/superdotação na educação infantil. O objetivo específico é verificar como se deram as ações pedagógicas durante a intervenção, por meio do planejamento de situações de ensino. A criança participante tinha seis anos e estava matriculada na educação infantil. Os resultados apontaram que as atividades de enriquecimento contribuíram para o desenvolvimento das habilidades do discente, além de expor os desafios do atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação da educação infantil. Além disso, assinala-se a importância do olhar voltado a essa etapa de ensino, ainda pouco evidenciada nos estudos sobre as altas habilidades/superdotação, mas fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da escolarização dessas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Paulino Braz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Rosemeire de Araújo Rangni , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Publicado
26-11-2021
Como Citar
PAULINO BRAZ, P.; DE ARAÚJO RANGNI , R. Enriquecimento para um aluno com altas habilidades/superdotação na educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 262, 26 nov. 2021.
Seção
Relatos de Experiência