Avaliação dos impactos do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais Brasileiras

Palavras-chave: avaliação de impactos, avaliação educacional, educação superior, políticas públicas.

Resumo

A avaliação de políticas públicas constitui área científica de relevo, pois permite que a sociedade tenha acesso a informações vitais para a valoração de ações estatais e a transparência da gestão pública. O estudo objetivou averiguar os impactos da operacionalização da política pública denominada Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais Brasileiras (Reuni) no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma política pública voltada ao incremento de vagas e cursos, à democratização do acesso e da permanência do alunado, à indução de novas formas de gestão acadêmica e de ensino, à inclusão social e ao aprimoramento da eficiência universitária. Empregaram-se dados secundários da titulação dos docentes, do acervo bibliográfico, da qualidade da graduação e da qualidade da pós-graduação, considerando-se os períodos anterior (2003 a 2008) e posterior (2010 a 2016) à implementação do Reuni. As análises estatísticas efetivadas mediante o teste Anova revelaram diferenças significativas nos valores médios referentes à titulação dos docentes, à expansão do acervo bibliográfico, à qualidade da graduação e à qualidade da pós-graduação nos referidos períodos. Portanto, identificou-se o relevo do Reuni, corroborado pelos impactos positivos nas variáveis institucionais estudadas, decorrentes de sua implementação na UFC.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Bandeira Andriola , Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Madrid, España.

Adriana Castro Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Publicado
13-08-2021
Como Citar
BANDEIRA ANDRIOLA , W.; CASTRO ARAÚJO, A. Avaliação dos impactos do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais Brasileiras . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 261, 13 ago. 2021.
Seção
Estudos