Implementação da competência 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: uma análise a partir do conceito de Cidadania Global da Agenda 2030

Palavras-chave: ciudadanía y educación, currículo mínimo nacional, desarrollo sostenible.

Resumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pretendem solucionar as vulnerabilidades que ocorrem em grande parte da população em todo o mundo. Nesse cenário, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) definiu como uma de suas áreas estratégicas a Educação para a Cidadania Global (ECG), à luz da meta 4.7 do ODS-4, convidando os países a garantir que todos os alunos adquiram habilidades, atitudes e comportamentos que promovam a reconstrução das sociedades em um mundo mais pacífico e sustentável. O objetivo deste artigo, com base na compreensão da evolução do conceito de cidadania global e no mapeamento do contexto institucional do desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é analisar a relação da competência geral 10 da BNCC, Responsabilidade e Cidadania, com o que a Unesco promove sobre a ECG, por meio de uma pesquisa qualitativa não experimental de natureza descritiva, baseando-se em uma revisão crítica da bibliografia apoiada pelo sistema de informação Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). Como resultado, verificou-se a estreita relação entre ambos os conceitos, uma vez que se constatou que a competência 10 da BNCC foi desenvolvida no âmbito das diretrizes da ECG e do ODS-4, e seu desenvolvimento contribui para a consecução da Agenda de Educação 2030.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Gomes Diógenes, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Educação Intercultural pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). Madri, Comunidade de Madri, Espanha.

Angie Yirlesa Valoyes Valoyes, Universidad Complutense de Madrid (UCM). Madri, Espanha.

Mestre em Governo e Políticas Públicas pela Universidad EAFIT. Medellín, Antioquia, Colombia.

Umberto Euzebio, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Jaboticabal, São Paulo, Brasil.

Publicado
31-12-2020
Como Citar
GOMES DIÓGENES, C.; VALOYES VALOYES, A. Y.; EUZEBIO, U. Implementação da competência 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: uma análise a partir do conceito de Cidadania Global da Agenda 2030. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, 31 dez. 2020.
Seção
Estudos