Explorando os efeitos da disponibilidade das tecnologias da informação e comunicação nos resultados do Enem

Palavras-chave: acesso à tecnologia, Exame Nacional do Ensino Médio, tecnologia educacional, utilização do computador.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a associação entre a disponibilidade das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e o desempenho escolar mensurado pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio da regressão linear, foi testado um modelo que, de um lado, relaciona a disponibilidade desses recursos, tanto na escola como na residência dos estudantes, com a nota do Enem por escola e, de outro, controla os efeitos do nível socioeconômico dos alunos e das características das unidades escolares. Os dados foram coletados no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a amostra contou com 9.228 escolas públicas brasileiras cujos alunos participaram da prova do Enem 2015. Os resultados obtidos evidenciaram uma associação positiva e significativa entre a disponibilidade de computadores (nas escolas e na residência dos estudantes) e de telefone celular (na residência dos estudantes) e a nota do Enem por escola.

 

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Biografia do Autor

Cláudio Gomes, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Adriana Backx Noronha Viana, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

 Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
25-04-2022
Como Citar
GOMES, C.; BACKX NORONHA VIANA, A. Explorando os efeitos da disponibilidade das tecnologias da informação e comunicação nos resultados do Enem. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, 25 abr. 2022.
Seção
Seção Comemorativa