Diretrizes norteadoras para uma avaliação da práxis docente

Palavras-chave: avaliação da práxis, avaliação docente, práxis pedagógica.

Resumo

O presente artigo apresenta as diretrizes norteadoras para uma avaliação da práxis docente, resultado de uma tese de doutorado. Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o entendimento de avaliação docente pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, partindo de fatores subjetivos da profissão associados aos próprios anseios e necessidades desses professores na análise sobre sua prática, estimando a reflexão e o aprimoramento. De natureza qualitativa, a pesquisa teve o método fenomenológico adotado como opção de investigação e de análise de dados, com ênfase na filosofia heideggeriana, que se faz essencial no percurso de descobrir aquilo que se revela em si a partir dos sujeitos que a vivenciam. Os investigados foram professores da rede pública do município de Horizonte, Ceará. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a observação e a entrevista em duas etapas – pré-análise e análise dos conceitos. O estudo apontou diretrizes norteadoras que podem servir de base para o desenho de uma avaliação da práxis docente, permeada pelo entendimento do ser professor a partir da visão de sua práxis pedagógica, perpassando por um nível global, por uma contextualização integralizada, pela profissionalidade e pela coparticipação e, por fim, valorando aspectos intrapessoais, interpessoais e institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alanna Oliveira Pereira Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Horizonte, Ceará, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ana Paula de Medeiros Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

 Doutora em Educação  pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Publicado
25-04-2022
Como Citar
OLIVEIRA PEREIRA CARVALHO, A.; DE MEDEIROS RIBEIRO, A. P. Diretrizes norteadoras para uma avaliação da práxis docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, 25 abr. 2022.
Seção
Estudos