O processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: argumentos, debates e iniciativas

Palavras-chave: institucionalização, pesquisa educacional, RBEP.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa empírica e bibliográfica com base na análise dos artigos publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), tendo como objetivo identificar e apresentar a forma como a produção científica foi considerando suas relações com a política de desenvolvimento científico no Brasil, no decênio de 1950. Nesse sentido, apresenta-se como questão central: quais foram as temáticas mais abordadas nas pesquisas publicadas no decênio de 1950 e sua relação com as políticas de desenvolvimento da época? Considerando o problema e o objetivo dessa pesquisa, o caminho empreendido deu-se pela leitura e análise dos 194 artigos publicados no período de 1950-1959, na RBEP, elaborando-se a partir das temáticas mais publicadas na revista, uma análise sobre a relação entre os primeiros passos do processo de institucionalização da pesquisa no Brasil e o que se disseminava como conhecimento no campo da educação. Como resultados, foram elaborados gráficos e tabelas que demostram uma profunda articulação entre o que vinha sendo produzido e disseminado como conhecimento no campo da educação e os interesses sócio-político-econômicos do Estado no processo de desenvolvimento no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Carvalho Moura , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Siomara Moreira Vieira Borba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Publicado
25-04-2022
Como Citar
DE CARVALHO MOURA , A.; MOREIRA VIEIRA BORBA, S. O processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: argumentos, debates e iniciativas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, 25 abr. 2022.
Seção
Seção Comemorativa