Desenvolvimento profissional de professores iniciantes: tensões experienciadas no contexto da escola pública

Palavras-chave: desenvolvimento profissional, escola pública, experiência.

Resumo

Este texto reflete sobre uma investigação cuja questão central é como professores iniciantes constroem sua profissionalidade docente diante de tensões vividas no contexto da escola pública. O objetivo principal é
compreender, por meio de narrativas, como eles vão produzindo sentidos e significados acerca das experiências docentes. A investigação pautou-se na metodologia da pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly e envolveu quatro participantes de três escolas públicas. Foram utilizados entrevista, memorial, conversas, textos de blog, caderno de registro e notas de campo da pesquisadora. Os sentidos construídos foram sistematizados com base em reflexões sobre: espaço físico, solidão e outros sentimentos, ambiente hostil, indisciplina, falta de apoio e acompanhamento. As análises destacaram o complexo processo de tornar-se professor no contexto da escola pública, dialogando com as questões formativas, experienciadas na transição entre deixar de ser aluno para tornar-se professor. É vivenciando as tensões desse período de iniciação que as aprendizagens possibilitam a construção de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deusodete Rita da Silva Aimi, Secretaria Municipal de Educação de Vilhena (RO). Vilhena, Rondônia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Guiabá, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Publicado
22-08-2022
Como Citar
DA SILVA AIMI, D. R.; DE ARRUDA MONTEIRO, F. M. Desenvolvimento profissional de professores iniciantes: tensões experienciadas no contexto da escola pública. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 264, 22 ago. 2022.
Seção
Estudos