Os museus virtuais enquanto campo de conhecimento na formação inicial do pedagogo

Palavras-chave: museus virtuais, conhecimento, formação do professor.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é refletir sobre os museus virtuais como campo de construção de conhecimento na formação inicial do pedagogo. É um estudo propositivo, desenvolvido com base em levantamento bibliográfico e estudo exploratório, tratando das possibilidades de construção do conhecimento histórico e geográfico pelo futuro docente. Evidencia-se como mediação o total de 47 museus virtuais, sendo 25 disponíveis no portal Era Virtual e 22 na plataforma Museusbr, tendo em vista que a implementação da proposta curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constitui uma das demandas recentes na formação de professores. Compreende-se que os museus virtuais são campos de conhecimento, nos quais os professores em formação inicial têm, entre outras possibilidades: a descoberta de objetos de conhecimento ali existentes; a construção de estruturas cognitivas; a aquisição do conhecimento histórico e geográfico. A ação didática com os museus virtuais possibilita ao pedagogo em formação inicial a apropriação de unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades propostos pela BNCC, para as aulas de História e Geografia no 5º ano do ensino fundamental. Portanto, os museus virtuais são “laboratórios” de experimentações na formação inicial do professor, favorecendo a construção de noções sobre espaço-tempo e a aquisição de competências e habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldemir Rodrigues Costa Junior, Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Manaus, Amazonas, Brasil.

Luiz Carlos Cerquinho de Brito, Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Zeina Rebouças Corrêa Thomé, Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutora em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
27-12-2022
Como Citar
RODRIGUES COSTA JUNIOR, W.; CERQUINHO DE BRITO, L. C.; REBOUÇAS CORRÊA THOMÉ, Z. Os museus virtuais enquanto campo de conhecimento na formação inicial do pedagogo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, 27 dez. 2022.
Seção
Estudos