Ética e estética em tempos de reafirmar o ser professor: vozes dos que iniciam a carreira

Palavras-chave: estética, ética, formação docente.

Resumo

Neste artigo, apresentamos o recorte de uma dissertação de mestrado voltada para a investigação de significações atribuídas à ética e à estética no exercício da docência, por parte de professores recém-formados nas áreas de Ciências e Matemática, quando convidados a rememorar suas vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no estágio supervisionado obrigatório e em suas primeiras aulas, quando já formados. Os dados foram coletados mediante uma entrevista com um grupo de três professores e analisados por meio do instrumento “núcleos de significação”, desenvolvido por Aguiar e Ozella (2013) para a apreensão de sentidos, a partir da teoria histórico-cultural de Vygotsky. O foco deste artigo é o processo de identificação dos núcleos de significação que emergiram da análise das respostas de uma das participantes da entrevista. Encontramos elementos relacionados à ética e à estética nos núcleos de significação que evidenciaram as reconstruções e reflexões que marcaram o processo de formação inicial da participante como docente, o querer bem aos estudantes e o seu comprometimento com o trabalho desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Maria de Moura Cavalcanti, Secretaria Municipal de Educação (SME/SP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mestra em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Maria Candida Varone de Morais Capecchi, Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Vivilí Maria Silva Gomes, Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
27-12-2022
Como Citar
DE MOURA CAVALCANTI, A. M.; VARONE DE MORAIS CAPECCHI, M. C.; SILVA GOMES, V. M. Ética e estética em tempos de reafirmar o ser professor: vozes dos que iniciam a carreira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, 27 dez. 2022.
Seção
Estudos