Inep durante a gestão de Anísio Teixeira (1952-1964)

Palavras-chave: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira, pesquisa educacional, profissionalização do magistério.

Resumo

O presente texto contextualiza a gestão de Anísio Teixeira na direção do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), tendo como base o relatório de atividades intitulado Ação do Inep e Centros de Pesquisas no qüinqüênio 1956-1960. O referido documento foi publicado em 1961 na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Inicialmente, o texto integra o educador a uma geração de homens públicos que articulou a renovação educacional brasileira com a reconstrução nacional pela via democrática. Em seguida, discorre sobre os objetivos e a estrutura institucional do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), órgão criado no interior do Inep, dedicado à pesquisa, à profissionalização do magistério e à melhoria da qualidade da educação pública, e que foi palco das principais ações apresentadas no relatório que animou a redação desta breve contextualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Libânia Nacif Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação Brasileira pela Pontíficie Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
27-12-2022
Como Citar
NACIF XAVIER, L. Inep durante a gestão de Anísio Teixeira (1952-1964). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, 27 dez. 2022.
Seção
Seção Comemorativa