Diretrizes éticas

6.1 Originalidade: a submissão de um original implica que o trabalho:

a) não foi publicado anteriormente (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma palestra ou tese/dissertação acadêmica, devidamente referenciados no artigo);

b) não está sendo avaliado para publicação em outra revista;

c) se aceito, não será publicado em outro periódico, em qualquer outro idioma, inclusive eletronicamente, sem o consentimento por escrito do detentor dos direitos autorais.

6.2 Não se admite o uso não referenciado de ideias, conceitos, análises, imagens e textos (ou fragmentos de textos) de outros.

6.3 Detecção de plágio: para verificar a originalidade, o trabalho será submetido ao software de detecção de plágio Similarity Check.

6.4 Publicação redundante (autoplágio): não se deve republicar o mesmo trabalho sob novo título ou se apropriar de parte significativa de texto já publicado pelo mesmo autor.

6.5 Trechos de textos já publicados do mesmo autor em outras revistas com ISSN ou livros com ISBN devem ser devidamente referenciados e não podem exceder o limite de 30% do total do artigo original submetido à RBEP.

6.6 Uma vez identificado plágio, superior a 30%, o autor ficará impedido de submeter novo artigo à revista por um período de 24 meses.

6.7 Observar as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, quando os procedimentos metodológicos envolverem a utilização de dados diretamente obtidos com participantes ou informações identificáveis, na forma definida pela Resolução CNS, nº 510, de 7 abril de 2016.

6.8 Análise de má conduta científica: todas as suspeitas de má conduta científica serão analisadas primeiramente pela Editoria Executiva, que encaminhará relatório técnico para deliberação da Editoria Científica.

6.9 Política de retratação: caso se conclua que houve, intencionalmente ou por desconhecimento, má conduta por parte dos autores, a RBEP poderá adotar as seguintes medidas:

a) advertir o autor;

b) arquivar o artigo ainda no processo de avaliação ou edição;

c) retirar o artigo da revista on-line, no caso de já publicado;

d) dar publicidade na revista ao fato ocorrido, caso o artigo já tenha sido publicado.