SUMÁRIO

Idéias e debates:

  • A. BRANDÃO F I L H O , Sugestões e c ríticas ao Projeto das Diretrizes e Bases da Educação Nacional
  • ANÍSIO TEIXEIRA, Sôbre o problema de como financiar a educação do povo brasileiro
  • A. V. HILL, O controle social e ético dos resultados da descoberta científica
  • CARLOS DELGADO DE CARVALHO, Os estudos sociais no curso secundário
  • LOURENÇO FILHO, Preparação de pessoal docente para escolas primárias rurais
  • PIERRE PÉRÈS, A reforma do ensino na França  

Documentação:

  • Plano de distribuição de recurso federais para o ensino primário e normal dos Estados

Vida educacional: 

  • Informação do país
  • Informação do estrangeiro

ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS: Carmen Pereira, Alonso, Do valor daobservação e da experimentação dirigida, na aprendizagem dasciências fisicas e naturais; Humberto Leal, O descalabro do ensinoe a direção da aprendizagem; Libânio Guedes, O ensino de históriado Brasil no ciclo colegial; Paulo Sonnewend, O método Montessori;O Instituto de Tecnologia da Universidade de Minesota

Atos oficiais :

  • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.º 1.976, de 4 de setembro de1953 — Institui, no Ministério da Educação e Cultura, o Prêmio Nacional de Literatura, o Prêmio Nacional de Ciência e o Prêmio Nacional de Arte; Decreto n.º 34.078, de 6 de outubro de 1953 — Aprova o Regimento da Divisão de Educação Extra — Escolar do Departamento Nacional de Educação do Ministério da Educação e Cultura; Decreto n.º 34.330, de 21 de outubro de 1953 — Regulamenta a Lei n.º 1.881, de 12 de março de 1953 190
Publicado: 15-12-1953

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