SUMÁRIO

Editorial

Idéias e debates:

  • HENRI WALLON, A reforma do ensino é o ensino primário na França
  • HENRIQUE STODIECK.A democracia através da escola primária
  • A. Dreyfus, A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras daUniversidade de São Paulo e sua reforma
  • Lourenzo LUZUBIAGA, Origern e desenvolvimento da educação pública
  • Tranquillo BERTAMINI, Orientações metodológicas da Psicologia experimental da infância

Documentação:

  • Posse do Ministro Clemente Mariani na pasta da Educação
  • Posse do professor Lourenço Filho no Departamento Nacionalde Educação
  • A educação na República Dominicana

Vida educacional:

  • A educação brasileira no mês de outubro de 1946
  • A educação brasileira no mês de novembro de 1496
  • Informação do país
  • Informação do estrangeiro

ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS: V. Gasiorowska, O ensino da história como elemento de paz e segurança social; Pauta Duarte, A Universidade de São Paulo e os professores estrangeiros; Teobaldo Miranda Santos, A educação e o método; Antônio Peryassu, Educação e saúde do povo: Margherite Lichtemberg, A escola no palácio da descoberta: Como se é um bom mestre: Visconde Bladisloo, Pequeno históricoda Real Escola de Agronomia da Inglaterra: Henri Mugnier, Uma escola superior de arquitetura

Atos oficiais:

  • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Decreto n 22.168, de 26 -11-946 Aprova o Regimento da Casa de Rui Barbosa do Ministério da Educação e Saúde; Regimento do Instituto de Neurologia; Portaria n. 659, de 26-11-946 — Fixa o número de bolsas de estudo a serem concedidas no C.P.A. dos Cursos do ]). n.Cr e dá outras providencias; Portaria n. 664, de 2-11-946 — Regulai os exames de habilitação para o ano escolar de 1947; Portaria n. 21, de 10-1-947 — Altera instruções constantes da Portaria n. 158, de 2 de maio de 1939; Portaria n. 80. de 9-12-946
Publicado: 01-02-1947

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