O que é um “bom” artigo científico? Concepções de estudantes do curso de Engenharia Elétrica

Palavras-chave: artigo científico, concepção de escrita, produção científica.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de identificar concepções de artigo científico utilizadas por estudantes da área de Engenharia Elétrica de uma universidade federal brasileira. Embora valiosas contribuições já tenham sido dadas em materiais didáticos voltados para a didatização desse gênero, nota-se a escassez de pesquisas sobre os propósitos comunicativos e os significados sociais específicos de artigos científicos produzidos e publicados nas diferentes áreas do conhecimento. Por isso, o foco deste estudo são as perspectivas dos próprios integrantes de uma dessas áreas: exploram-se aqui entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes de Engenharia Elétrica, sob uma abordagem qualitativa e uma perspectiva experiencial, tomando como base a metodologia de análise de conteúdo. Fundamentada nos discursos sobre escrita, a análise dos dados conclui que as percepções desses estudantes sobre o que se espera de um “bom” artigo científico apontam duas dimensões: o artigo como prática social e o artigo como prática sociopolítica. As discussões realizadas neste trabalho podem contribuir para ampliar o debate sobre a produção de gêneros acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Maria Ariane Santos Amaro da Silva , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Acadêmica em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Raquel Laurentino Cunha , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Acadêmica em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Júlia Juliêta Silva de Brito , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Acadêmica em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Publicado
31-12-2020
Como Citar
MARIA DA SILVA, E.; ARIANE SANTOS AMARO DA SILVA , M.; LAURENTINO CUNHA , R.; SILVA DE BRITO , J. J. O que é um “bom” artigo científico? Concepções de estudantes do curso de Engenharia Elétrica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, 31 dez. 2020.
Seção
Estudos