O atendimento educacional especializado para os educandos com autismo na rede municipal de Manaus-AM

Palavras-chave: atendimento educacional especializado, autismo, educação especial.

Resumo

Este artigo trata da síntese de resultados de pesquisa de mestrado em Educação, o qual objetivou caracterizar a organização e o funcionamento do atendimento educacional especializado (AEE), realizado nas salas de recursos multifuncionais (SRM), visando ao atendimento dos educandos com autismo na rede municipal de Manaus. Delineada pela abordagem qualitativa de caráter descritivo, a pesquisa foi norteada pelo método dialético. Como lócus da coleta de dados, foram escolhidas cinco escolas da rede municipal de Manaus que possuem SRM. Para a coleta de dados, foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores participantes. Para análise das entrevistas, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados e as discussões dos dados foram organizados de acordo com as categorias de análise definidas: encaminhamento; atividades desenvolvidas; perfil dos docentes que atuam no AEE; e parcerias. Constatou-se que os elementos problematizados neste estudo explicitam a compreensão de que o processo de inclusão, por meio do AEE, perpassa pelas políticas públicas de educação inclusiva e aponta que a organização e o funcionamento das SRM são fundamentais na construção de contextos inclusivos para os educandos com autismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Otacilio Libardoni dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Manaus, Amazonas, Brasil.

 Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim, Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).  Manaus, Amazonas, Brasil.

Carlo Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
28-04-2021
Como Citar
LIBARDONI DOS SANTOS, J. O.; TEIXEIRA SADIM, G. P.; SCHMIDT, C.; DE SOUZA MATOS, M. A. O atendimento educacional especializado para os educandos com autismo na rede municipal de Manaus-AM . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, 28 abr. 2021.
Seção
Estudos