Políticas inovadoras para o ensino médio no Brasil: um estudo de caso do ProEMI

Palavras-chave: análise cognitiva de políticas públicas, ensino médio, políticas educacionais, Programa Ensino Médio Inovador.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no estado do Espírito Santo, no período entre 2012 e 2016. Nosso argumento é que a implantação das políticas educacionais pelos sistemas de ensino é traduzida de variadas formas de acordo com a realidade educacional e cultural de cada instituição. Do ponto de vista epistemológico, trabalhamos com a perspectiva da análise cognitiva de políticas públicas. Utilizamos uma metodologia qualitativa, desenvolvida em cinco escolas da rede estadual, com entrevistas, grupos focais e aplicação de um survey. Os dados coletados revelaram que a implantação do ProEMI ocorreu conforme a realidade do sistema educacional e de cada escola. Os principais resultados do Programa, segundo os participantes da pesquisa, foram: o recebimento dos recursos financeiros; sua gestão proporcionando experiências aos docentes e aos seus estudantes até então não vivenciadas por esses sujeitos; e novas relações de trabalho e de perspectivas de ensino-aprendizagem. Isso não é tudo o que o Programa se propôs a realizar, mas é algo novo, simbólico e representativo do investimento estatal no ensino médio, movimento que, na atualidade, caminha do lado oposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Bartolozzi Ferreira , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Leonara Margotto Tartaglia, Centro Educacional Agostiniano. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Roberta Freire Bastos, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado
26-11-2021
Como Citar
BARTOLOZZI FERREIRA , E.; MARGOTTO TARTAGLIA, L.; FREIRE BASTOS, R. Políticas inovadoras para o ensino médio no Brasil: um estudo de caso do ProEMI. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 262, 26 nov. 2021.
Seção
Estudos