Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química

Palavras-chave: didática, ensino de Química, formação docente.

Resumo

Este trabalho busca investigar as contribuições da disciplina Didática Geral para a formação de futuros professores de Química. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 16 futuros professores de um curso de Licenciatura em Química em uma instituição de ensino superior. Das entrevistas foram retiradas as falas sobre as contribuições da Didática Geral para a formação de professores de Química. Objetivou-se compreender as correlações dessa disciplina com outras do curso, as possibilidades que ela oferece para a organização do trabalho docente e o incentivo às práticas reflexivas ao trabalhar as várias dimensões do processo de ensino; a Didática permite que o professor pense além das técnicas empregadas para ensinar. Verifica-se a importância desta em discussões sobre a transposição didática, os estilos de aprendizagem, os níveis de tratamento dos conteúdos e a análise de estratégias didáticas nas aulas de Química. A pesquisa reforçou a relevância da disciplina de Didática Geral para a formação inicial dos professores de Química, ao ser trabalhada de modo que contemple tanto aspectos técnicos da docência quanto o suporte teórico para uma prática crítico-reflexiva.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evellyn Priscila Nunes Martins, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Graduada em Química – Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

José Gonçalves Teixeira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Química (Educação em Química) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Publicado
13-08-2021
Como Citar
MARTINS, E. P. N.; TEIXEIRA JÚNIOR, J. G. Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 261, 13 ago. 2021.
Seção
Estudos