Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação

Palavras-chave: Curso de licenciatura, educação comparada, modelo de formação docente.

Resumo

O estudo de modelos educativos estrangeiros pode auxiliar a compreensão dos modelos do nosso País. Tendo como referencial os ciclos de contextos de Stephen Ball, o objetivo deste trabalho é contribuir para a reflexão crítica sobre singularidades, similaridades e diferenças dos modelos de formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal, investindo na sua compreensão com um sentido não normativo e não prescritivo. A pesquisa seguiu uma perspectiva de estudo de caso múltiplo, abordando os contextos de formação e arquitetura, bem como a organização científico-pedagógica dos cursos em relação às dimensões: abrangência curricular, articulação entre teoria e prática, abertura curricular, fomento à investigação e interdisciplinaridade. Em ambos os casos, emerge uma visão economicista da formação, embora sua incidência na arquitetura de formação seja diversa. Em Portugal, faz-se por meio de um mestrado sequencial de Bolonha, e, no Brasil, por meio de mecanismos de precarização e flexibilização profissional, ainda que uma perspectiva integradora se faça presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Francisco Cachapuz, Universidade de Aveiro (UA). Aveiro, Aveiro, Portugal.

Doutor em Química pela Universidade de East Anglia. Norfolk, East Anglia, Reino Unido.

Alexandre Shigunov Neto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Itapetininga, São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

André Coelho da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Itapetininga, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
FRANCISCO CACHAPUZ, A.; SHIGUNOV NETO, A.; COELHO DA SILVA, A. Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos