Ensino e aprendizagem da prática baseada em evidências nos cursos de Enfermagem e Medicina

  • Lucimare Ferraz Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2487-8614
  • Luana Roberta Schneider Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó, Santa Catarina, Brasil
  • Rui Pedro Gomes Pereira Universidade do Minho, Braga -Portugal.
  • Altamiro Manuel Rodrigues Costa Pereira Universidade do Porto (U.Porto). Porto, Portugal.
Palavras-chave: educação superior, evidência científica, saúde e educação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência pedagógica de desenvolvimento dos três elementos da prática baseada em evidências (PBE). O trabalho foi realizado com estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem de duas universidades, uma pública e uma comunitária, do Sul do Brasil. Os resultados demonstraram que essa ação apresentou elevado potencial para motivar uma postura mais ativa dos estudantes diante da aquisição de conhecimentos, além da aproximação com o contexto dos serviços de saúde.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimare Ferraz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Luana Roberta Schneider, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Rui Pedro Gomes Pereira, Universidade do Minho, Braga -Portugal.

Doutor em Enfermagem pela Universidade do Porto (U.Porto). Porto, Portugal.

Altamiro Manuel Rodrigues Costa Pereira, Universidade do Porto (U.Porto). Porto, Portugal.

Doutor em Sociologia Médica pela Universidade de Dundee. Dundee, Escócia, Reino Unido.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
FERRAZ, L.; ROBERTA SCHNEIDER, L.; GOMES PEREIRA, R. P.; MANUEL RODRIGUES COSTA PEREIRA, A. Ensino e aprendizagem da prática baseada em evidências nos cursos de Enfermagem e Medicina. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Seção
Relatos de Experiência