Prática educativa crítico-reflexiva em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: um relato de experiência

Palavras-chave: aprendizagem significativa, esquema conceitual, gestão ambiental, metodologias ativas de aprendizagem

Resumo

Este relato de experiência visa descrever a aplicação de uma prática educativa embasada em Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) e na utilização de mapas conceituais, criados com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. As MAA colocam o aluno em uma posição protagonista no processo de ensino-aprendizagem, em que é levado a pensar, criticar, projetar, ensinar, resolver problemas e concluir objetivos. A prática foi aplicada junto à disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social ligada ao currículo do curso profissionalizante em Processos Minero-Químicos, ofertado pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Aguinaldo de Campos Netto. O objetivo principal foi desenvolver nos alunos uma perspectiva crítico-reflexiva sobre os impactos das atividades de mineração no município de Catalão (Goiás) e mensurar se houve desenvolvimento de aprendizagem significativa. A metodologia empregada neste estudo é de abordagem qualitativa e natureza aplicada; quanto aos objetivos, é considerada uma pesquisa descritiva no formato de estudo de caso. As principais atividades da prática foram o preparo e a apresentação de um seminário, além do desenvolvimento de mapas conceituais acerca do conteúdo trabalhado. Analisando os resultados obtidos e os mapas conceituais produzidos pelos alunos, foram encontradas evidências de que a prática educativa gerou aprendizagem significativa nos educandos, reforçando o potencial de uso das MAA em cursos profissionalizantes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jainer Diogo Vieira Matos, Universidade Federal de Catalão (UFCat). Catalão, Goiás, Brasil.

 Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Goiano). Morrinhos, Goiás, Brasil.

Matias Noll, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Ceres, Goiás, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil. 

Cinthia Maria Felicio , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Morrinhos, Goiás, Brasil.

Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Júlio César Ferreira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Urutaí, Goiás, Brasil.

Doutor em Processamento de Imagens pela Escola de Doutorado MathSTIC /Universidade de Rennes 1 (UR1). Rennes, Bretanha, França.

Publicado
13-08-2021
Como Citar
VIEIRA MATOS, J. D.; NOLL, M.; FELICIO , C. M.; FERREIRA , J. C. Prática educativa crítico-reflexiva em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: um relato de experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 261, 13 ago. 2021.
Seção
Relatos de Experiência