• v. 21 n. 53 (1954)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • ANÍSIO TEIXEIRA, A escola secundária em transformação
    • J. ROBERTO MOREIRA, O valor da ciência e os estudos educacionais
    • LÚCIA MARQUES PINHEIRO, Tendências do ensino universitário da pedagogia nos países da Europa Ocidental
    • V. E. BLOOMPIELD. Um inspetor de escola secundária na Inglaterra

    Documentação : 

    • AMÉRICO BARBOSA DE OLIVEIRA, O ensino, o trabalho, a população e a renda
    • Financiamento dos sistemas públicos de educação

    Vida educacional:

    • A educação brasileira no ano de 1953
    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS : D. Vizioli, Exames de admissão e estrutura escolar; Fernando Tude de Souza, Os meios audio-visuais e a educação; John Smith, Recuperação de crianças; José Stênio Lopes, A escola rural no município; Lineu Matos Silveira, Novas tendências do ensino médico no Brasil; Sólon Borges dos Reis, Desenvolvimento do ensino secundário em São Paulo; Da necessidade do regime de tempo integral

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.º2.165, de 5 de janeiro de 1954 — Dispõe sobre o ensino superior no Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Decreto n.º34.700, de 25 de novembro de 1953 — Aprova o Regimento do Instituto Benjamin Constant; Decreto n.º35.053, de 11 de fevereiro de 1954 — Oficializa o Congresso que menciona; Portaria n.º722, de 24 de setembro de 1953 — Divide o território nacional em regiões para efeito de atividades educacionais; Portaria n.°808, de 12 de novembro de 1953 — Expede instrução relativas a atos escolares nas escolas de ensino industrial; Portaria n.º810, de 13 de novembro de 1953 — Institui a Comissão Permanente de Incentivo e Assistência à Biblioteca; Portaria n.º99, de 9 de fevereiro de 1954 — Expede instruções para a concessão de bolsas de estudo nos cursos da Biblioteca Nacional
  • v. 21 n. 54 (1954)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • AFRÃNIO COUTINHO, O ensino de literatura no curso secundário
    • ANÍSIO TEIXEIRA, A educação que nos convém
    • CELSO KELLY, A educação na Assistência Técnica
    • GUY LAZERGES, Como organizar o trabalho dos alunos no ensino das ciências físicas
    • LÚCIA MARQUES PINHEIRO, Contribuições do cinema à psicologia e, em particular, à psicologia da criança

    Documentação : 

    • ADALBERTO SERRA, A época das férias
    • ETHEL BAUZER MEDEIROS, Plano de um manual de recreação para a escolaelementar (com coletânea de jogos)

    Vida educacional:

    • A educação brasileira nos meses de janeiro a março de 1954
    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS : Helena Antipoff, O problema dos retardadosmentais na escola primária e secundária; Inezil Pena Marinho, A educação física no Brasil em face dos interesses do Estado; Joseph Stokes, A grande experiência educacional de São José dos Campos; Rosalvo Florentino, Retrospecto do ensino em São Paulo

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Decreto n.º35.247, de 24 de março de 1954— Institui a Campanha de Aperfeiçoamento e Expansão do Ensino Comercial; Decreto n.º35.311, de 2 de abril de 1954 — Regulamenta a Lei n° 1.889, de 13 de junho de 1953; Portaria n.º134, de 25 de fevereiro de 1954 — Descentraliza os serviços de inspeção do ensino secundário; Portaria n.º170, de 26 de março de 1954 — Aprova o Regimento da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário 177
  • v. 22 n. 55 (1954)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • ANÍSIO TEIXEIRA, Padrões brasileiros de educação (escolar) e cultura
    • ANNETTE ROSENSTIEL, A antropologia educacional: novo método de análise cultural
    • FRANÇOIS CAMPAN, OS centros pedagógicos regionais
    • HELENA MOREIRA GUIMARÃES, A primeira escola experimental Bárbara Ottoni
    • H. MARTIN WILSON, Avaliação, promoção e seriação nas escolas inglesas
    • JEAN GUEHENNO,A escola e a vida em desacordo

    Documentação : 

    • XVI Conferência Internacional de Instrução Pública
    • Posse do Ministro Edgard Santos na Pasta da Educação e Cultura

    Vida educacional:

    • A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1954
    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS : Afonso de E. Taunay, Cousas do ensino e da cultura no São Paulo regencial; Artur Seixas, A cidade universitária; Ofélia Boisson Cardoso, Maturidade, problemas rela cionados à maturidade e o Teste ABC de Lourenço Filho; Olívio Montenegro, A função do professor; Pierre Gilles Weil, Psicotécnica e Educação; Riva Bauzer, Conceituação de personalidade

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Decreto n.°35.856, de 16 de julho de 1954 — Aprova modificações nos Estatutos da Universidade do Distrito Federal; Portaria n.°397, de 11 de junho de 1954 — Estabelece normas para a equiparação e o reconhecimento de estabe lecimentos de ensino comercial; Portaria n.°398, de 11 de junho de 1954 — Aprova o Regimento da Campanha de Aperfeiçoamento e Expansão do Ensino Comercial; Portaria n.°478, de 24 de junho de 1954 — Dispõe sobre o registro dos licenciados por Faculdades de Filosofia para o exercício do magistério no curso secundário; Portaria n°556, de 30 de junho de 1954 — Estabelece instruções para execução dos exames previstos no art. 91 da Lei Orgânica do Ensino Secundário; Portaria n.°318, de 5 de abril de 1954 — Estabelece normas para os trabalhos de inspeção do ensino secundário supervisionados pelas Inspetorias Secionais
  • v. 22 n. 56 (1954)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • A. ALMEIDA JÚNIOR, O concurso vestibular de 1954
    • EDWARD G. OESEN, Coordenação dos serviços educacionais da comunidade
    • J. ROBERTO MOREIRA, O desvirtuamento da escola primária urbana pela multiplicação de turnos e pela desarticulação com o ensino médio
    • MOYSÉS I. KESSEL, A evasão escolar no ensino primário (com nota preliminar de Anísio Teixeira e estudo introdutório de Otávio Martins)
    • SÉRGIO MASCARENHAS OLIVEIRA, Objetivos do ensino da física nocurso secundário
    • THALES DE AZEVEDO, AS famílias dos alunos de uma escola primária

    Documentação : 

    • Posse do Ministro Cândido Mota Filho na Pasta da Educação e Cultura
    • Projeto de lei sôbre a criação da Fundação Educacional de Maceió
    • O ensino primário no Espírito Santo
    • Construção de prédios escolares no Estado do Rio de Janeiro

    Vida educacional:

    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS : Abgar Renault, Cultura técnica como fator de dinamização da cultura geral; D. R. Collins, Considerações básicas acerca da seleção dos métodos de ensino para pro fessôres das escolas secundárias do Brasil; Fernando Tude de Souza, A crise dos valores morais e os educadores; Noemi da Silveira Rudolfer, A importância do fenômeno da motivação na aprendizagem da infância e da adolescência; Riva Bauzer, Personalidade do professor primário

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.°2.311, de 3 de setembro de 1954 — Cria a cadeira de Etnografia Brasileira e Língua Tupi; Decreto n.º36.055, de 16 de agosto de 1954 — Altera a redação de dispositivos do Estatuto da Universidade da Bahia; Decreto n.°36.056, de 16 de agosto de 1954 — Altera a redação de dispo sitivos do Estatuto da Universidade do Paraná; Decreto n.°36.057, de 16 de agosto de 1954 — Altera o redação de dispositivos do Estatuto da Universidade do Rio Grande do Sul; Portaria n.º247, de 4 de agosto de 1954 — Reorganiza as atividades dos órgãos regionais do Serviço de Assistência a Menores e a Superinten dência dêsses órgãos; Portaria n.°834, de 16 de setembro de 1954 — Revoga as Portarias que especifica
  • v. 23 n. 57 (1955)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • ANÍSIO TEIXEIRA, Bases da teoria lógica de Dewey
    • FRANCISCO VENÃNCIO FILHO, Instituto de Educação do Distrito Federal
    • LOURENÇO FILHO, A formação do professorado primário

    Documentação : 

    • A palestra presidencial e a educação
    • HELOÍSA MARINHO, A linguagem na idade pré-escolar

    Vida educacional:

    • A educação brasileira no ano de 1954
    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS : Dulcidio A. Pereira, Ciências físicas; Inezil Pena Marinho, A organização das atividades físicas da juventude operária na França; Mary Naill, Uma experiência pedagógica; Noemi Silveira Rudolfer, Psicologia da personalidade; Paulo Sá. Relações entre a indústria e o ensino de engenharia; Sólon Borges dos Reis, Educação moral e cívica na escola secundária

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.º2.342, de 25 de novem bro de 1954 — Dispõe sobre a cooperação financeira da União em favor do ensino de grau médio; Lei n.º2.367, de 7 de dezembro de 1954 — Dispõe sobre o ensino de enfermagem em cursos volantes; Lei n.º2.373, de 16 de dezembro de 1954 — Cria a Universidade do Ceará, com sede em Fortaleza, e dá outras providências; Decreto n.º36.268, de 1 de outubro de 1954 — Dispõe sobre os Cursos Peda gógicos de Ensino Industrial e o seu funcionamento; Decreto n.º36.518, de 1 de dezembro de 1954 — Aprova o Regimento do Museu Histórico Nacional, do Ministério da Educação e Cultura; Portaria n.º1.370, de 27 de setembro de 1954 — Aprova instruções para provas, exames e promoções na Universidade Rural; Portaria n.º960, de 29 de novembro de 1954 — Dispõe sobre o registro de diretores e secretários de estabelecimentos de ensino secundário
  • v. 23 n. 58 (1955)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • ANÍSIO TEIXEIRA, O espirito científico e o mundo atual
    • JAYME ABREU, A educação secundária no Brasil
    • JAYME ABREU, Considerações sobre o Seminário Inter-Americano de Educação Secundária

    Documentação : 

    • Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino
    • Observações à margem das conclusões de curso, no ensino superior civil, no ano letivo de 1952

    Vida educacional:

    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS : Alberto Ebert, uma experiência vitoriosa no campo do aperfeiçoamento do magistério secundário; Cândido Motta Filho, As condições atuais da educação secundária; Flávio Penteado Sampaio, O ensino industrial no plano nacional de educação; Josué Cardoso d'Afonseca, Estudo dirigido da matemática; Maria Santacruz Lima, Psicologia da aprendizagem; Pierre Gr. Weil, A orientação profissional e a estabilidade profissional e escolar

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.°2.430, de 19 de fe vereiro de 1955 — Dispõe sobre a realização dos exames de sufi ciência ao exercicio do magistério nos cursos secundários; Decreto n.º36.862, de 4 de fevereiro de 1955 — Transforma em Escola Agrotécnica a Escola Agrícola Ildefonso Simões Lopes; Decreto n.º37.082, de 24 de março de 1955 — Regulamenta a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Ensino Primário; Portaria n.º2, de 3 de janeiro de 1955 — Expede programa de Prática Jurídica Geral e Comercial e respectivas instruções metodológicas para o curso Técnico de Contabilidade; Portaria n.º7, de 7 de janeiro de 1955 — Expede programa de Direito Ususal e respectivas instru ções metodológicas para os cursos Técnicos de Secretariado, de Administração e de Comércio e Propaganda; Portaria n.º55, de 8 de fevereiro de 1955 — Altera dispositivos da Portaria n.º3, de 4 de janeiro de 1951; Portaria n.º57, de 9 de fevereiro de 1955 — Expede instruções para a concessão de bolsas de estudo dos cursos da Bi blioteca Nacional; Portaria n.º80, de 19 de fevereiro de 1955 — Baixa instruções sobre funcionamento de estabelecimentos de en sino secundário; Portaria nº 110, de 29 de dezembro de 1954 — Aprova o tempo de duração dos diversos cursos; Portaria n.º2, de 18 de janeiro de 1955 — Aprova o Regulamento do Conselho Administrativo da Escola
  • v. 24 n. 59 (1955)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • CÂNDIDO MOTTA FILHO, Significado político da escola
    • OCTAVIO MARTINS, Sobre a apresentação de informações técnicas referentes à precisão e à validade dos instrumentos de medida psicológica
    • PEDRO GOUVEA FILHO,E. Roquete Pinto — Antropólogo e educador
    • OFÉLIA BOISSON CARDOSO,Alguns problemas do ensino da linguagem

    Documentação : 

    • CELSO KELLY, Educação popular e obrigatoriedade do ensino
    • HELENA ANTIPOFF, A escola e as atividades artesanais em zonas rurais
    • Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais
    • XVII Conferência internacional de instrução pública

    Vida educacional:

    • A educação brasileira nos meses de janeiro a março de 1955
    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS: A. Almeida Júnior, Férias em demasia; Cândido Motta Filho, A juventude e o ensino de grau médio; Elóido Egito Coelho, Análise dos resultados da Escola Industrial de Teresina; Newton Beleza, Diretrizes para ensino agrícola

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.°2.470, de 28 de abril de 1955 — Dispõe sobre a Universidade Rural de Minas Gerais; Lei n.°2.503 de 4 de junho de 1955 — Concede auxílio ao Centro dePesquisas Pedagógicas para investigações sobre o desenvolvimento educacional do Brasil, e dá outras providências: Decreto n.°37.334, de 12 de maio de 1955 — Aprova o regimento do Instituto Joaquim Nabuco, do Ministério da Educação e Cultura; Portaria n.°104, de 6 de abril de 1955 — Dispõe sobre o funcionamento dos Centros de Educação Física; Portaria n.°115, de 20 de abril de 1955 — Baixa instruções relativas da realização de exames de suficiência para registro de professor de ensino secundário; Portaria n.°166 de 2 de junho de 1955 — Regimento da Campanha de Merenda , Escolar da Divisão de Educação Extra-Escolar do Departamento Nacional de Educação; Portaria n.°170, de 27 de abril de 1955 — Dá nova redação às instruções complementares n.°1, aprovadas pela Portaria n.°29, de 1º de fevereiro de 1954, que se revoga
  • v. 24 n. 60 (1955)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • FERNANDO DE AZEVEDO, Para a análise e interpretação do Brasil
    • ANÍSIO TEIXEIRA, Ciência e Humanismo
    • J. ROBERTO MOREIRA, O Humanismo
    • NELSON CHAVES, Universidade, pesquisa e humanismo

    Documentação : 

    • Posse do Ministro Abgar Renault na Pasta da Educação e Cultura
    • Fundo Nacional do Ensino Médio
    • Relatório do Prof. Gildásio Amado sobre as reformas da educação na França e na Inglaterra
    • Casa do Brasil na Cidade Universitária de Paris

    Vida educacional:

    • A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1955
    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS : Abgar Renault, A professora rural e o cumprimento de sua missão; Fernando de Azevedo, Educarão e liberdade; Inezil Pena Marinho, Uma "experiência sobre educação de base para trabalhadores"; Jean Mousel, Objetivos da educação; Raymond Warnier, Orientação escolar e profissional na França; Riva Bauzer, Objetivos do ensino médio, em especial da escola secundária

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.º2.524, de 4 de julho de 1955 — Federaliza a Universidade Rural de Pernambuco; Lei n.º2.594, de 8 de setembro de 1955 — Dispõe sobre o desdobramento dos Cursos de Geografia e História na 3 Faculdades de Filosofia; Decreto n.º37.608, de 14 de julho de 1955 — Institui no Ministério da Educação e Cultura um curso de altos estudos sociais e políticos, denominado Instituto Superior de Estudos Brasileiros, dispõe sobre o seu funcionamento e dá outras providências; Decreto n.º37.613, de 19 de julho de 1955 — Regulamenta a constituição dos órgãos de representação do corpo discente e suas relações com a direção dos institutos de ensino superior; Decreto n.º37.900, de 15 de setem bro de 1955 — Altera o Estatuto da Universidade do Brasil aprovado pelo Decreto n.º21.321, de 18 de junho de 1945; Portaria n.º270, de 20 de agosto de 1955 — Autoriza o funcionamento do Curso de Mestria Industrial em período noturno; Portaria n.º281, de 1º de setembro de 1955 — Aprova o Regimento Interno do Conselho de Administração do Fundo Nacional de Ensino Médio
  • v. 25 n. 61 (1956)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • ANÍSIO TEIXEIRA, A administração pública brasileira e a educação
    • Luiz ALVES DE MATOS, Atividades extraclasse
    • OFÉLIA BOISSON CARDOSO, Alguns problemas do ensino da linguagem
    • ORLANDO FERREIRA DE MELO, Comentários sôbre a monografia "A educação em Santa Catarina"
    • RENÉ ZAZZO, Reflexões sôbre meio século da psicologia da criança
    • RIVA BAUZER, Caminhos que levam à aprendizagem

    Documentação : 

    • Posse do Ministro Clóvis Salgado na Pasta da Educação e Cultura
    • Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais
    • Organização e funções do Centro de Documentação Pedagógica da França

    Vida educacional:

    • A educação brasileira nos meses de julho a dezembro de 1955
    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS : Antonino Gonçalves Amaral, Bases pedagógicas da educação de crianças surdas; C. W. Tregenza, O ensino da matemática nas "Grammar Schools" da Inglaterra; Georges Rustin, O exercício; Helena Antipoff, Educação dos excepcionais; Nunes Mendonça, O educador na escola nova

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.º2.700, de 29 dedezembro de 1955 — Dispõe sôbre a organisação e funcionamento da Universidade do Ceará e dá outras providências; Decreto n.º38.042, de 10 de outubro de 1955 — Aprova o Regulamento dos Currículos do Ensino Agrícola; Decreto n.º38.162, de 28 de o u tubrode 1955 — Institui a Ordem Nacional do Mérito Educativo; Decreto n.º 38.283, de 9 de dezembro de 1955 — Modifica os Estatutos do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura; Decreto n.º38.327, de 19 de dezembro de 1955 — Concede prerrogativas de equiparação à Universidade de Campinas e aprova seu Estatuto; Decreto n.º38.460, de 28 de dezembro de 1955 — Institui o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais e centros regionais; Portaria n.º951, de 25 de outubro de 1955 — Estabelece o número mínimo dehoras semanais de aula no Ensino Agrícola e dá outras providências; Portaria n.º872, de 2 de agosto de 1955 — Baixa instruções sôbre exames de suficiência e dá outras providências
  • v. 25 n. 62 (1956)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • ANÍSIO TEIXEIRA, O processo democrático de educação
    • HELY LOPES MEIRELLES, Educação, ensino e cultura no Município
    • I. L. KANDEL, O estudo da educação comparada
    • J. ROBERTO MOREIRA, A educação e o conhecimento do homem pelas Ciências Sociais
    • Luiz ALVES DE MATOS, O exercício como procedimento de fixação de automatismos
    • O. FROTA PESSOA, Os objetivos do ensino de ciências na escola primária e secundária

    Documentação : 

    • XVIII Conferência Internacional de Instrução Pública
    • I Congresso Brasileiro de Ensino Comercial

    Vida educacional:

    • Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS: Afrânio Coutinho, Universidade e Pesquisa; Francisco Montojos, O ensino industrial; Marina Amélia Almeida Lemos, A educação especial no desenvolvimento da linguagem da criança surda; N. L. Gama Andréa, Objetividade e subjetividade nas provas intelectuais; Nunes Mendonça, Educação e progresso social; Renato Almeida, O ensino do francês

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n° 2.712, de 21 de janeiro de 1956 — Federaliza a Escola Paulista de Medicina, cria a Faculdade de Medicina em Santa Maria, integrada na Universidade do Rio Grande do Sul, e dá outras providências; Lei nº 2.721, de 30 de janeiro de 1956 — Federaliza a Faculdade de Direito de Niterói e o Instituto Electrotécnico de Itajubá; subvenciona a Faculdade de Ciências Econômicas de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul e a Facilidade de Direito do Rio Grande do Norte, em Natal; e dá outras providências; Lei nº 2.724, de 9 de fevereiro de 1956 — Incorpora a Cadeira de Direito Industrial, nas Faculdades de Direito do País, à de Direito Comercial, e dá outras providências; Lei nº 2.737, de 18 de fevereiro de 1956 — Concede a inclusão da Faculdade de Filosofia do Recife, da Universidade do Recife, entre os estabelecimentos subvencionados pelo Govêrno Federal; Decreto nº 38.524, de 5 de janeiro de 1956 — Aprova o Estatuto da Universidade de Minas Gerais; Decreto nº 38.544, de 12 de janeiro de 1956 — Aprova o Regimento da Casa de Rui Barbosa; Decreto nº 38.556, de 12 de janeiro de 1956 — Institui a Campanlia Nacional de Material de Ensino; Decreto nº 38.661, de 26 de janeiro de 1956 — Aprova o Regimento do Serviço de Estatística da Educação e Cultura; Decreto nº 38.725, de 30 de janeiro de 1956 — Aprova o Regimento do Serviço de Documentação do Ministério da Educação e Cultura; Decreto nº 38.738, de 30 de janeiro de 1956 — Aprova o Regimento do Instituto Nacional de Surdos-Mudos; Decreto nº 38.955, de 27 de março de 1956 — Dispõe sôbre a Campanha Nacional de Educação Rural (CNER); Portaria nº 54, de 30 de janeiro de 1956 — Dá nova redação ao art. 38 da Portaria n9 501, de 19 de maio de 1955; Portaria nº 59, de 30 de janeiro de 1956 — Expede instruções para concessão de bolsas de estudo
  • v. 26 n. 63 (1956)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Idéias e debates:

    • ANÍSIO TEIXEIRA, Educação não é privilégio
    • BEN S. MORRIS, A pesquisa educacional na Inglaterra e no País de Gales
    • CARLOS CHAGAS FILHO, Perspectivas e dificuldades da pesquisa científica no Brasil
    • ERICH HYLLA, A natureza e as funções da pesquisa educacional
    • FRANCIS G. CORNELL, Pesquisa e ciência na educação
    • JAYME ABREU, Pesquisa e planejamento em educação
    • Relatório Preliminar da Primeira Conferência Internacional de Pesquisas Educacionais

    Documentação : 

    • Recomendações da Conferência Regional Latino-Americana sobre Educação Primária Gratuita e Obrigatória
    • Recomendações da Segunda Reunião Interamericana de Ministros da Educação
    • Extensão da escolaridade do ensino primário

    Vida educacional:

    • Informação do país Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS: Adolfo Casais Monteiro, A Universidade e a Cultura; Afrânio Coutinho, A caligrafia na Escola; Betti Katzenstein, Psicologia do desenho infantil; Luis Reissig, Universalidade do ensino e alfabetização; Luis Alves de Matos, A aprovação e a reprovação escolar; Riva Bauzer, Pesquisa em educação

    Atos oficiais 

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei nº 2.797, de 15 de junho de 1956 — Autoriza o Ministério da Educação e Cultura a registrar os diplomas expedidos pelo extinto Instituto Politécnico de Florianópolis; Decreto nº 39.080, de 30 de abril de 1956 — Altera disposições do Decreto nº37.494, de 14de junho de 1955, que regulamenta a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Ensino Médio; Decreto n° 39.328, de 8 de junho de 1956 — Institui a Semana Nacional ão Livro; Portaria nº 156, de 13 de abril de 1956 — Expede programa de Estudos Sociais e as respectivas instruções metodológicas, para o Curso Técnico de Secretariado; Portaria nº 168, de 17 de abril de 1956 — Consolida as disposições em vigor sobre a prática da Educação Física nos estabelecimentos de ensino secundário fiscalizados pelo Ministério da Educação e Cultura e baixa novas instruções; Portaria nº 196, de 21 de maio de 1956 — Estende as atribuições técnicas do Instituto Nacional de Surdos-Mudos aos estabelecimentos do ensino médio; Portaria nº 10, de 3 de maio de 1956 — Dispõe sobre cursos de continuação do ensino industrial na Escola Técnica de São Paulo; Portaria nº 572, de 4 de junho de 1956 — Aprova instruções para funcionamento do curso avulso de revisão dos programas do concurso de habilitação à matrícula nas Escolas da Universidade Rural
  • v. 33 n. 77 (1960)

    SUMÁRIO

    Estudos e debates:

    • Fernandes, Florestan — Em defesa da escola pública
    • Kimbal, SolonT. — Uma apreciação do ensino primário
    • Renault, Abgar — Análise do Substitutivo de 29-9-59
    • Teixeira, Anisio — A educação e a Constituição de 1946

    Documentação:

    • Diretrizes e Bases—Projeto aprovado na Câmara
    • Emendas ao projeto sugeridas pela Universidadede São Paulo
    • Conclusões do IV Congresso de Professores Primários (Recife)
    • Carta Pastoral do Arcebispado Baiano sôbre educação
    • Bibliografia em língua inglesa relativa à educação no Brasil 
    • Vida educacional: Informação do país
    • Informação do estrangeiro

    ATRAVÉS DE REVISTA E JORNAIS: Almeida Júnior, Eliseu Paglioli, Fernando de Azevedo e Jaime Abreu —O projeto votado na Câmara; Os estudantes paulistas e a Lei de Diretrizes e Bases; Lourenço Filho, Inquérito sôbre livros para crianças; M. Rocha Filho, Dez anos pelo progresso da ciência

    Atos oficiais:

    • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei nº 3.641, de 10 de outubro de 1959 —Dá nova redação aos parágrafos do art.16 da Lei nº 1.254, de 4-12-950, que dispõe sôbre o sistema federal de ensino superior, Lei nº 3.663, de 16 de novembro de 1959 —Assegura ao aluno de grau médio gratuidade de matricula por motivo de falecimento de pai ou responsável; Decreto nº 46.866, de 16 de setembro de1959 —Dispõe sôbre equiparação de cursos do ensino industrial; Decreto nº 46.989, de 10 de outubro de1959 —Altera redação de dispositivos do Decreto nº 37.494, de 14-6-955, que regulamentou o Fundo Nacional do Ensino Médio; Decreto nº 47.038, de 16 de outubro de 1959 — Aprova o Regulamento do Ensino Industrial; Decreto nº 47.041, de 17 de outubro de 1959 — Concede à Universidade de Goiás regalias de Universidade livre equiparada e aprova seu Estatuto; Decreto nº 47.051, de 19 de outubro de 1959 —Instituia Comissão de Assistência às Fundações Educacionais; Decreto nº47.251, de 17 de novembro de 1959 — Dispõe sobre as campanhas extraordinárias de educação no Ministério da Educação e Cultura e dá outras providências; Decreto nº47.258, de 17 de novembro de 1959 —Altera a redação do art.138 do Regulamento do Ensino Industrial, aprovado pelo Decreto nº41.038, de16-10-959; Decreto nº47.472, de 22 de dezembro de 1959 —Instituia Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília (C.A.S.E.B.); Portaria nº325, de 13 de outubro de 1959 — Expede instruções sôbre exames de admissão; Portaria nº359, 11 de novembro de 1959— Recomenda aos estabelecimentos de ensino o culto cívico da Bandeira Nacional; Portaria nº 4, de 5 de janeiro de 1960 — Expede o Regimento da Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília; Portaria nº 6, de 5 de janeiro de1960 — Expede instruções sôbre a Lei nº 3.663, de 16-11-959, que assegura matrícula gratuita ao aluno de grau médio por motivo de falecimento de pai ou responsável; Portaria nº400, de 29 de setembro de 1959 (Diretoria do Ensino Comercial) —Baixa normas sobre a aplicação das Instruções Complementares nº 4, relativas à adoção de Classes -Emprêsas no ensino comercial; Circular nº3, de 11 de novembro de 1959 (Diretoria do Ensino Secundário) — Expede instruções para a execução da Portaria nº395, de 13-10-959 sôbre exames de admissão; Têrmo aditivo suplementar de acordo celebrado entre o Ministério da Educação e Cultura e a United States Operations Mission to Brazil —Dispõe sôbre as contribuições financeiras ao programa cooperativo de educação para treinamento do pessoal da Indústria.
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