Certificação de saberes docentes na educação profissional: construção de um projeto-piloto

Palavras-chave: certificação de saberes docentes, educação profissional, formação dos profissionais da educação, Rede Certific.

Resumo

Considerando sua atuação em sala de aula e o compartilhamento de saberes de sua comunidade de práticas, professores da educação profissional (EP) desenvolvem diversas competências laborais. Com fundamento no art. 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nos princípios da Rede Certific e em autores que defendem a valorização da técnica e dos conhecimentos dela provenientes, propomos a avaliação e a certificação dos saberes docentes. Nada mais coerente do que reconhecer naqueles que educam trabalhadores a possibilidade de terem validados os saberes construídos na sua atividade profissional. Por meio de pesquisa bibliográfica acerca das bases epistemológicas e legais da EP, da análise dos atuais programas de formação de professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e do levantamento de programas de certificação de saberes docentes em diversos países, apresentamos o relato de experiência na elaboração de um projeto-piloto de certificação desses saberes, para professores da educação profissional, em desenvolvimento no Instituto Federal Catarinense (IFC) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Esse projeto é extensível à Rede Federal, bem como a qualquer rede de educação profissional e seus docentes com mais de dez anos de atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Fassina , Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Paulo Wollinger, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Olivier Allain, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
31-12-2020
Como Citar
PAULA FASSINA , A.; WOLLINGER, P.; ALLAIN, O. Certificação de saberes docentes na educação profissional: construção de um projeto-piloto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, 31 dez. 2020.
Seção
Relatos de Experiência