Trabalho pedagógico nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina: metodologias em questão

Palavras-chave: docência no ensino superior, licenciatura, metodologia.

Resumo

O artigo analisa o trabalho pedagógico desenvolvido por professores de dez cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no que concerne ao uso de metodologias em sala de aula. A pesquisa é descritiva, com abordagem dialética, e utilizou como instrumento para a coleta de dados questionário estruturado on-line enviado aos docentes. Na análise dos resultados, foram utilizados os dados obtidos pelo instrumento SPSS e pela escala Likert, com enfoque qualitativo dos gráficos para verificar o uso ou não de metodologias diléticas, visto que a pesquisa se embasa na teoria histórico-cultural. Os resultados indicam que os professores usam metodologias, e, alicerçados nelas, assumem o papel de mediadores para a transformação dos conceitos dos discentes, perfazendo o processo que consiste na ascensão do conceito cotidiano ao conceito científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrielly Rocateli, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, Brasil.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Rosangela Miola Galvão, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Fernanda Couto Guimarães Casagrande, Centro Universitário Filadélfia (Unifil). Londrina, Paraná, Brasil.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Publicado
31-12-2020
Como Citar
ROCATELI, A.; APARECIDA PIRES FRANCO, S.; MIOLA GALVÃO, R.; COUTO GUIMARÃES CASAGRANDE, F. Trabalho pedagógico nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina: metodologias em questão. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, 31 dez. 2020.
Seção
Estudos