A colaboração em pesquisa como ferramenta metodológica para formação de professores/as na licenciatura

Palavras-chave: formação de professores, licenciatura, metodologia de pesquisa.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de colaboração em pesquisa executada em atividades curriculares do âmbito da graduação em Pedagogia. Como aporte teórico, retomamos a história da formação de professores/as e refletimos sobre a relevância da pesquisa nesse processo. Registramos uma iniciativa de colaboração vivenciada por duas licenciandas, no contexto de dois projetos de pesquisa distintos, para suas monografias de conclusão de curso. A colaboração se deu nas atividades de campo de ambas as pesquisas: uma entrevista que ocorreu em dois encontros e em oficinas de grupo realizadas em quatro encontros. Uma docente foi entrevistada e crianças participaram das oficinas, todos em escolas públicas. O texto expõe detalhadamente a metodologia adotada. Nosso olhar analítico sobre a experiência gerou como resultados uma discussão acerca do papel da pesquisa na formação de professores/as e a necessidade de visualizarmos docentes e estudantes de licenciatura como pesquisadores/as. A colaboração apresentada entre as graduandas refletiu uma experiência de formação em pesquisa, que resultou na construção de novas perspectivas metodológicas, no exercício do olhar externo sobre a escola e na construção de experiências coletivas por parte das pesquisadoras.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Santos Libardi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Carmelita Maria Gomes, Prefeitura Municipal de Rio Largo. Rio Largo, Alagoas, Brasil.

Especialista em Neurociência Aplicada à Educação Especial pela Faculdade de Minas Gerais (Facuminas). Coronel Fabriciano, Minas Gerais, Brasil.

Ana Paula Sandes Araujo, Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela. Teotônio Vilela, Alagoas, Brasil.

Especialista em Neurociência Aplicada à Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
28-04-2021
Como Citar
SANTOS LIBARDI, S.; MARIA GOMES, C.; PAULA SANDES ARAUJO, A. A colaboração em pesquisa como ferramenta metodológica para formação de professores/as na licenciatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, 28 abr. 2021.
Seção
Relatos de Experiência