Sobre uma práxis interdisciplinar: aproximações e proposições conceituais

Palavras-chave: colonialidade, interdisciplinaridade, práxis pedagógica.

Resumo

Este artigo se propõe a levantar novas possibilidades para o debate teórico-metodológico sobre a  interdisciplinaridade. Para isso, põe na centralidade da discussão uma proposição conceitual de práxis interdisciplinar que busca superar abordagens que privilegiam dimensões epistemológicas, pragmáticas ou atitudinais da interdisciplinaridade. Com base em uma pesquisa teórica, que se situa no campo das investigações epistemológicas, ao mesmo tempo em que analisa criticamente as abordagens em referência, apresenta reflexões, anunciando elementos constitutivos do que as autoras nominam de práxis interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Luiza Olivia Lacerda Ramos, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

 

Rosilda Arruda Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
LACERDA RAMOS, L. O.; ARRUDA FERREIRA, R. Sobre uma práxis interdisciplinar: aproximações e proposições conceituais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos