Práticas de cura, saberes tradicionais e conhecimentos escolares: um estudo sobre uma comunidade rural de Minas Gerais (1940-1970)

Palavras-chave: cultura tradicional, educação no meio rural, saúde e educação.

Resumo

O artigo analisa as principais práticas de cura, suas formas de transmissão e aprendizado em uma comunidade rural de Ibirité, Minas Gerais, entre 1940 e 1970. Discute os compartilhamentos e as tensões entre essas práticas e as prescrições realizadas em/por uma escola de formação de professores localizada no município. As principais fontes utilizadas foram depoimentos orais, documentos produzidos nos cursos, relatórios e legislação educacional. Foi possível identificar que a força dos saberes tradicionais estava pautada na crença que a comunidade tinha em relação a eles e em laços de solidariedade nos quais se apoiavam. A prática médica baseada na ciência teve de conviver, negociar e produzir sua legitimidade junto à população, em um jogo de forças, compartilhando e disputando espaços.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walquíria Miranda Rosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ana Maria de Oliveira Galvão , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

 Doutora  em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Publicado
28-04-2021
Como Citar
MIRANDA ROSA, W.; DE OLIVEIRA GALVÃO , A. M. Práticas de cura, saberes tradicionais e conhecimentos escolares: um estudo sobre uma comunidade rural de Minas Gerais (1940-1970). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, 28 abr. 2021.
Seção
Estudos