Inclusão escolar e atuação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave: educação especial, educação inclusiva, formação profissional.

Resumo

Os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) têm sido referência quando se fala da educação do estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) no contexto da Rede Profissional Tecnológica e têm realizado diferentes ações também no contexto do Instituto Federal do Estado de São Paulo (IFSP). Fica assim evidente a relevância de estudos voltados ao processo de inclusão dos alunos PAEE nos Institutos Federais (IFs), assim como questões quanto ao planejamento do ensino, acessibilidade e permanência. Diante deste contexto, o objetivo desse trabalho foi mapear e analisar ações desenvolvidas ou vivenciadas pelas equipes dos NAPNEs de diferentes campi do IFSP, tendo como base a proposta de atuação do núcleo da instituição. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter documental, sendo analisados os conteúdos das revistas “Napne em Ação”, que teve sua primeira edição em 2015, originada pelo relatório das atividades anuais dos campi. Foram também analisados os documentos institucionais que regularizam a atuação dos NAPNEs. As 302 páginas da revista foram tabuladas em informações quantitativas e analisados qualitativamente, organizados em eixos temáticos. Os dados apontam que, analisando o IFSP como todo, foram realizadas ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao estudante PAEE, cumprindo-se os objetivos da proposta do Núcleo. Também foram realizadas ações com as diferentes especificidades, com destaque para o estudante surdo, além de ações de formação de servidores. Entende-se, na análise individual de cada campi, que existem ações sendo realizadas e que a proposta de inclusão escolar não está estagnada desde 2014, mas não existem dados para afirmar que os estudantes PAEE do IFSP tenham seu direito de acessibilidade e educação garantidos, sendo esse um limite da pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Ariela Rios Vilaronga , Instituto Federal de São Paulo (IFSP). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Michele Oliveira da Silva, Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Birigui, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Marília, São Paulo, Brasil.

Ana Beatriz Momesso Franco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bauru, São Paulo, Brasil.

Gabriela Alias Rios, Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Jundiaí, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. 

Publicado
28-04-2021
Como Citar
ARIELA RIOS VILARONGA , C.; OLIVEIRA DA SILVA, M.; MOMESSO FRANCO, A. B.; ALIAS RIOS, G. Inclusão escolar e atuação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, 28 abr. 2021.
Seção
Relatos de Experiência