Educação superior e universidade na América Latina: perspectivas temáticas para debates e pesquisas

Palavras-chave: América Latina, educação superior, pesquisa, universidade

Resumo

Educação superior e universidade são temas de amplo interesse no mundo todo e reúnem esforços de múltiplos agentes e disciplinas. Com base nas configurações do campo da educação superior e nos debates da Cátedra Unesco Universidad e Integración Regional, este artigo analisa os temas emergentes na América Latina, com ênfase nas realidades nacionais da Argentina, do México e do Brasil. Com abordagem ensaística, discute os temas relevantes para os três países e aponta os desafios para o debate político e para a investigação acadêmica na terceira década do milênio. A metodologia utilizada para a discussão ensaística contou com revisão da literatura e com o tratamento dos casos nacionais. A literatura e os estudos indicam que a educação superior é um campo emergente na região, com importantes avanços que resultam da interlocução de esforços acadêmicos e políticos. Enquanto a noção de educação superior como direito ganha força na Argentina, o México busca a universalização da educação superior frente a um contexto de desigualdades e, no Brasil, convivem preocupações com a autonomia universitária e as barreiras para a expansão do acesso à educação superior. As reflexões são diversas e indicam um campo fértil para a pesquisa, o debate político e as políticas públicas em educação superior na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Dirce Maria Santin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Dámian del Valle, Universidad Nacional de las Artes (UNA). Buenos Aires, Argentina.

Licenciado em Sociología pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP). La Plata, Buenos Aires, Argentina.

Axel Didriksson Takayanagui, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Ciudad de México, México.

Doutor em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Ciudad de México, México.

Publicado
31-12-2020
Como Citar
CAREGNATO, C. E.; SANTIN, D. M.; DEL VALLE, D.; DIDRIKSSON TAKAYANAGUI, A. Educação superior e universidade na América Latina: perspectivas temáticas para debates e pesquisas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, 31 dez. 2020.
Seção
Estudos