Educação, comunicação e imaginação em John Dewey: contribuições teóricas e práticas

Palavras-chave: comunicação, John Dewey, retórica.

Resumo

Este artigo visa apresentar contribuições teóricas e práticas à educação, considerando o ensino de conteúdos escolares como uma dificuldade concernente à comunicação. Para isso, são realizadas duas operações: a
análise teórica das ideias de John Dewey sobre o significado educacional da comunicação e da imaginação e a apresentação de um experimento de pensamento que simula dramaticamente uma situação prática – um curso de formação de professores cujo objetivo é ensinar tais ideias deweyanas utilizando as noções de drama e experimento de pensamento. As conclusões do artigo discutem a contribuição do experimento de pensamento para instituir valores fundamentais da prática docente.

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Biografia do Autor

Tatiane da Silva, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (Unesp). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Marcus Vinicius da Cunha , Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
26-11-2021
Como Citar
DA SILVA, T.; DA CUNHA , M. V. Educação, comunicação e imaginação em John Dewey: contribuições teóricas e práticas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 262, 26 nov. 2021.
Seção
Estudos