A partir de Anísio Teixeira: reflexões sobre a educação brasileira

Palavras-chave: Anísio Teixeira, formação docente, história da educação brasileira, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.

Resumo

Este texto buscou, na ocasião da comemoração dos 85 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), enfatizar a difusão e a propagação científica sobre educação, promovidas
pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). O periódico lançado em 1944 publica, desde então, artigos, pesquisas e práticas resultantes de investigações que auxiliam a formação docente e permitem ao pesquisador acesso a uma variada gama de estudos acadêmicos. Revendo suas edições e tomando-as como fontes/objetos historiográficos, deparamo-nos com o artigo impresso em 1966 (v. 46, n. 104, p. 278-287), “O Problema de Formação do Magistério”, de autoria de Anísio Teixeira, que foi republicado no mesmo periódico, provavelmente, pela importância das reflexões, em 2001 (v. 82, n. 200, p. 199-206). Tal texto tem a relevância de apresentar um histórico da formação do magistério e, a partir dele, ousamos revê-lo, sumariamente, à luz de alguns aspectos do ponto de vista gramsciano sobre educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Ciomar Macedo de Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

 Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
19-08-2022
Como Citar
CIOMAR MACEDO DE FARIA, L. A partir de Anísio Teixeira: reflexões sobre a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 264, 19 ago. 2022.
Seção
Seção Comemorativa