A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi um periódico quadrimestral até 2022.

A partir de 2023, a publicação acontecerá de forma contínua e exclusivamente em formato eletrônico.

A RBEP publica artigos inéditos ou previamente disponibilizados como preprints, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e que contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. Também publica relatos de experiência e resenhas. A RBEP não aceita textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos e gestores da área educacional.

É um periódico de acesso totalmente aberto. Nenhuma taxa é cobrada para download de artigos individuais ou de edições completas. Não há taxas para submissão, processamento ou publicação de artigos.

A Revista também está disponível, na íntegra, nos indexadores SciELO e FCC Educ@.

A RBEP compõe-se das seguintes seções:

Estudos – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas na área de Educação, com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada, considerando que:

a) pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados e aprovação do conselho de ética, quando for o caso;

b) pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área.

Relatos de experiência – artigos que relatem projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de Educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados, contextualizados e metodologicamente fundamentados.

Resenhas – análises críticas de livros ou filmes lançados nos últimos três anos relacionados à Educação. As resenhas devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores/diretores da obra resenhada, resumo, citações que promovam embasamento para a reflexão crítica e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área.