Produção de texto no 3º ano do ensino fundamental: revisão e reescrita no desenvolvimento das funções psicológicas superiores

Palavras-chave: funções psicológicas superiores, produção de textos, revisão e reescrita.

Resumo

Este trabalho apresenta parte da pesquisa de mestrado em Educação que discute a temática produção de texto, alfabetização e desenvolvimento das funções psicológicas superiores: atenção, percepção e memória. O objetivo da pesquisa foi compreender como a reescrita, a partir da revisão orientada pelo professor, contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em alunos no 3º ano do ensino fundamental. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, pautada na perspectiva histórico-cultural e na concepção de escrita como trabalho para coleta e análise dos dados. Concluímos que a revisão e a reescrita, etapas do processo de escrita, quando utilizadas pelo professor como ferramenta metodológica, favorecem o desenvolvimento da atenção, da percepção e da memória, pois conduzem o aluno ao entendimento de características específicas do texto na modalidade escrita e dirigem sua atenção para selecionar informações pertinentes, fazer associações armazenadas na memória para organizar o pensamento e executar o texto escrito que atenda à finalidade comunicativa da interlocução.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia de Araujo Abucarma Stevanato , Faculdade UniALFA de Umuarama. Umuarama, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
28-04-2021
Como Citar
DE ARAUJO ABUCARMA STEVANATO , P.; MIDORI SHIMAZAKI, E. Produção de texto no 3º ano do ensino fundamental: revisão e reescrita no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, 28 abr. 2021.
Seção
Relatos de Experiência